Intertextualidade e Polifonia

FACULDADE INTERAÇÃO AMERICANA

GENEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS

Rafael Rocha RA 106509

Rosangela Maria Vieira RA 107006

INTERTEXTUALIDADE

Podemos dizer intertextualidade é um diálogo, entre dois textos uma comunicação. Uma paródia de uma musica pode haver intertextualidade em um filme, pintura, novelas.Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.

Apresenta-se explicitamente quando o autor informa o objeto de sua citação. Num texto científico, por exemplo, o autor do texto citado é indicado, já na forma implícita, a indicação é oculta. Por isso é importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prévio, para reconhecer e identificar quando há um diálogo entre os textos. A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas idéias da obra citada ou contestando-as. Há duas formas: a Paráfrase e a Paródia.

POLIFONIA

Enquanto o dialogismo se refere às conversações que estruturam uma dada linguagem, a polifonia tem como principal propriedade a diversidade de vozes controversas no interior de um texto. Alguns estudiosos, como Beth Brait, defendem que a ironia é um recurso inerente ao gênero polifônico; por outro lado, a afirmação de uma opinião traz em si tão somente uma voz predominante, portanto aí não há nenhuma possibilidade de debate. Em linguística, polifonia é, segundo Bahktin a presença de outros textos dentro de um texto, causada pela inserção do autor num contexto que já inclui previamente textos anteriores que lhe inspiram ou influenciam. Para caracterizar, Bahktin trouxe o termo à linguagem. Explana a relação entre falante e ouvinte e o expressar do um em relação ao outro; e que ‘eu’ dou-me forma enquanto parte integrante do grupo a que pertenço. “O eu se constrói constituindo o Eu do Outro e por ele é constituído”.

Pode-se citar, a título de exemplo, alguns casos de polifonia, um texto falando através de outro, de conhecimento geral: o Hino Nacional e canção do Expedicionário que parafraseiam trechos da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

Rafael de Sousa Rocha e Rosângela Vieira
Enviado por Rafael de Sousa Rocha em 15/04/2015
Reeditado em 23/11/2015
Código do texto: T5208401
Classificação de conteúdo: seguro