MAIÚSCULA OU MINÚSCULA NO INÍCIO DE VERSOS?
Obs.: O meu objetivo é apenas mostrar o que se encontra na gramática normativa, sem a intenção de dizer como as pessoas devem escrever. Cada cidadão é livre para fazer suas escolhas. Sou professor. Por isso, tenho a obrigação de mostrar o que está de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e o que se encontra fora dessa mesma norma. Sendo assim, eis o que mostro agora!
O gramático Evanildo Bechara, na obra "Moderna Gramática Portuguesa", 37ª edição, conforme o novo Acordo Ortográfico, ano 2009, na página 103, registra: “Emprega-se letra inicial MAIÚSCULA: no começo do período, VERSO ou citação direta”. Sendo assim, o correto é inicial MAIÚSCULA no início de versos, ou seja, no início de cada linha de um poema.
No entanto, esse gramático observa: “Alguns poetas usam, à espanhola, a MINÚSCULA no princípio de cada verso, quando a pontuação o permite”. Evanildo Bechara mostra um exemplo encontrado em Castilho:
“Aqui, sim, no meu cantinho,
vendo rir-me o candeeiro,
gozo o bem de estar sozinho
e esquecer o mundo inteiro.”
Vejamos, agora, o que diz o gramático José Almir Fontella Dornelles, na obra “A Gramática do Concursando”, 18ª edição, ano 2009, nas páginas 32 e 33: “Usa-se LETRA MAIÚSCULA inicial: em nomes de pessoas ou de lugares, reais ou fictícios... OPCIONALMENTE, em início de VERSOS...” Sendo assim, o poeta escolhe usar inicial maiúscula ou minúscula no início de versos.
Eis o que registra o gramático e professor LUIZ ANTONIO SACCONI: “Emprega-se letra INICIAL MAIÚSCULA principalmente nestes casos: no começo de períodos... NO INÍCIO DE VERSOS”. (Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática, 1ª edição, página 48)
SACCONI nos mostra um exemplo:
“Enquanto a paixão perdura,
Toda a loucura é fineza:
Mal vem do olvido a frieza,
Toda a frieza é loucura.” (A. Celso)
O mesmo gramático, na mesma obra e na mesma página afirma: “Os poetas, contudo, muitas vezes quebram tal norma”. Isso significa que poetas usam, também, inicial minúscula no início de versos.
OBSERVAÇÃO: Segundo SACCONI, a norma é usar LETRA INICIAL MAIÚSCULA NO INÍCIO DE VERSOS. “Contudo”, como mostra esse gramático, “os poetas, muitas vezes quebram tal norma”, iniciando os versos, pois, com letra minúscula.
Para finalizar, eis o que registra DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, na obra “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, 48ª edição, ano 2008, na página 65: “No início dos versos que não abrem período é facultativo o uso da letra maiúscula”. Isso significa que o poeta pode escolher letra MAIÚSCULA ou MINÚSCULA no início dos versos. Eu prefiro usar sempre LETRA MAIÚSCULA no início dos versos dos meus poemas. Essa posição é mais forte. No entanto, eu mostrei o que existe sobre isso. Você escolhe!