A LETRA "X", SEUS USOS E ABUSOS

Começando este texto, podemos dizer que a letra "x" é a consoante mais versátil de nosso alfabeto. Isto pela variedade de pronúncias que tal letra apresenta.

Algumas palavras com x e a pronúncia dessa letra:

máximo ss

enxame ch

exame z

extra s

fluxo cs

Além disso, há palavras em que o "x" nem é pronunciado, como em:

exceto

exceção

excitação

Inclusive na Matemática o "x" tem largo uso, tanto para representar o valor de uma incógnita quanto para indicar a multiplicação de números.

Também usamos o "x" isoladamente, para marcar um lugar, uma escolha. Nesse caso, o x não é letra, é apenas um sinal gráfico, como um ponto ou um traço, para chamar a atenção.

Será o "x" uma letra carismática? Há alguns anos a apresentadora Xuxa, da TV Globo, provavelmente empolgada com o sucesso do próprio nome (ou apelido), resolveu lançar ao público o "Dixionário da Xuxa", substituindo o "s" por um estranho "x". Tem cabimento uma coisa dessas? Ainda bem que essa aberração ficou só na capa do livro.

É mais fácil achar burros na Internet do que na convivência real do dia-a-dia. Com exceção do site Recanto das Letras, vê-se que a maioria das pessoas não se preocupa em escrever corretamente seus recados, textos e comentários. Ou por comodismo ou por burrice mesmo, ignoram o "ch" substituindo-o por "xis", como em "eu axo", ao invés de "eu acho", "xato", ao invés de "chato". Devem pensar que o "xis" está aí para facilitar as coisas.

No latim o "x" tem sempre a mesma pronúncia, como nas nossas palavras "fluxo" e "paralaxe". Aqui, os falantes do português souberam dar-lhe pronúncias diversas, conforme as palavras. Mas o brasileiro é ruim no entendimento de palavras estrangeiras. Vejamos a palavra inglesa "cheeseburger". É algo que se come nas lanchonetes, uma refeição rápida, pão com queijo e não sei mais o quê. "Cheese" é queijo. Como acharam que tal palavra se pronuncia "xis", surgiu a grafia x-burger. Daí que agora tem gente dizendo: Vou comer um "xis". Pode?

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 25/01/2015
Reeditado em 05/04/2015
Código do texto: T5114229
Classificação de conteúdo: seguro