MAIÚSCULA OU MINÚSCULA?
Não escreva Deus com d minúsculo! Deus, o Ser Supremo, Infinito, Eterno, Todo-poderoso, Onisciente, Pai, o Criador, Ubíquo, Misericordioso é escrito com D maiúsculo. O Deus do cristianismo, judaísmo e islamismo (que são as três religiões monoteístas: que acreditam em um só DEUS) é escrito com D maiúsculo. Além disso, Deus é substantivo próprio. Portanto, deve ser escrito com D maiúsculo.
Obs.: Essa repetição da palavra maiúsculo foi proposital. O objetivo é enfatizar, destacar.
Nota: Os outros deuses: deuses pagãos, por exemplo, são escritos com d minúsculo. O dinheiro, para muitas pessoas, é um deus. Deve ser escrito com d minúsculo, porque este não é igual a Deus, e jamais o será.
Há homens que são chamados de deuses. Há mulheres que são chamadas de deusas. Tudo bem! Existe essa possibilidade. No sentido figurado, deus significa: “indivíduo superior aos demais em saber, poder, beleza; aquele (a) a que se devota grande veneração e afeição, que é objeto ou alvo dos maiores desejos; ídolo”. Neste caso, o certo é deus ou deusa (com inicial minúscula).
No entanto, caso o nome indicando esse tipo de deus venha no início da linha (no início de uma frase ou expressão), o certo é escrever D. Ex.:
Deusa e musa da minha poesia
Mulher que me chama de perfeito
Onde está a tua sabedoria?
O que se passa nesse teu peito?
Nota: Não confunda autor e obra. Foi apenas um exemplo rs. O poeta tem a permissão para imaginar, criar.
Outro exemplo com D maiúsculo:
Deuses criados pelos homens não salvam ninguém.
Veja que, nos dois últimos exemplos, a palavra deus veio no início do verso e da linha.
É isso!