Veja que interessante o que ocorre com esse par de palavras...

As palavras SÁBIA e SABIA...

1 -No que se refere à tonicidade, são palavras PAROXÍTONAS .

2 - No que se refere à separação de sílabas, teríamos :

SÁBIA : sá-bia (dissílaba terminada em ditongo)

SABIA : sa-bi-a (trissílaba)

(Com o detalhe de que o primeiro termo TAMBÉM poderia ter

outra opção de separação silábica : sá-bi-a. Neste caso - ao

passar a ter um hiato (i-a), deixaria de ser paroxítona e pas-

saria a ser proparoxítona, por ter a sílaba tônica na antepenúl-

tima sílaba)

3 - Acentuação : apesar de ambas, a priori, serem palavras paroxí-

tonas, há que se indagar :

Por que a primeira forma (sábia) é acentuada e a segunda (sabia

não é acentuada ?

Resposta : pelo simples fato de que, QUANDO UMA PALAVRA É

PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO (é o caso de

"sábia) e PODENDO, NESTE CASO, TER TRÊS SÍLABAS

(SÁ-BI-A), ELA PASSA A TER A SÍLABA TÔNICA NA

ANTEPENÚLTIMA SÍLABA. Em função disso, ela passa

a TAMBÉM SER CLASSIFICADA COMO PALAVRA PROPA-

ROXÍTONA.

E TODA PALAVRA PROPAROXÍTONA O B R I G A T O-

R I A M E N T E DEVE SER ACENTUADA.

Sugestão aos colegas professores :

O caso deste par de palavras poderia ser trabalhado,

COMO ATIVIDADE GRAMATICAL em caráter de DESAFIO (aluno gosta

de ser desafiado), arguindo dele : o que há de diferente e de igual

nesse par de palavras .

E - a depender dos conteúdos já dados a essas séries, pode ser aplicada (uma parte da atividade) para alunos de 6o. ano, outra parte para alunos de 7o. ano e completa para alunos de 8o. e/ou 9o. anos.

Um bom-dia a todos !

pedralis
Enviado por pedralis em 15/12/2014
Código do texto: T5069993
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