Veja que interessante o que ocorre com esse par de palavras...
As palavras SÁBIA e SABIA...
1 -No que se refere à tonicidade, são palavras PAROXÍTONAS .
2 - No que se refere à separação de sílabas, teríamos :
SÁBIA : sá-bia (dissílaba terminada em ditongo)
SABIA : sa-bi-a (trissílaba)
(Com o detalhe de que o primeiro termo TAMBÉM poderia ter
outra opção de separação silábica : sá-bi-a. Neste caso - ao
passar a ter um hiato (i-a), deixaria de ser paroxítona e pas-
saria a ser proparoxítona, por ter a sílaba tônica na antepenúl-
tima sílaba)
3 - Acentuação : apesar de ambas, a priori, serem palavras paroxí-
tonas, há que se indagar :
Por que a primeira forma (sábia) é acentuada e a segunda (sabia
não é acentuada ?
Resposta : pelo simples fato de que, QUANDO UMA PALAVRA É
PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO (é o caso de
"sábia) e PODENDO, NESTE CASO, TER TRÊS SÍLABAS
(SÁ-BI-A), ELA PASSA A TER A SÍLABA TÔNICA NA
ANTEPENÚLTIMA SÍLABA. Em função disso, ela passa
a TAMBÉM SER CLASSIFICADA COMO PALAVRA PROPA-
ROXÍTONA.
E TODA PALAVRA PROPAROXÍTONA O B R I G A T O-
R I A M E N T E DEVE SER ACENTUADA.
Sugestão aos colegas professores :
O caso deste par de palavras poderia ser trabalhado,
COMO ATIVIDADE GRAMATICAL em caráter de DESAFIO (aluno gosta
de ser desafiado), arguindo dele : o que há de diferente e de igual
nesse par de palavras .
E - a depender dos conteúdos já dados a essas séries, pode ser aplicada (uma parte da atividade) para alunos de 6o. ano, outra parte para alunos de 7o. ano e completa para alunos de 8o. e/ou 9o. anos.
Um bom-dia a todos !