A (para nós, discutível) diferença semântica (de sentido) entre PROFESSOR e EDUCADOR.
Os dicionários em geral apresentam como diferen-
ça entre estes dois termos :
PROFESSOR : Aquele que pratica determinada profissão. Assim sendo,
temos o "professor de matemática", que faz do ensino
dessa disciplina, o seu foco profissional e assim suces-
sivamente.
EDUCADOR : Aquele que faz da profissão muito mais que um ofício. Vive todo o tempo em torno e em prol desse ofício.
É realmente satisfatória tal diferença ? queremos
crer que não : tantos são os professores que levam tão a sério seu
ofício de ensinar, embora não se veja obrigado a viver todo o tempo
em torno e em prol dele.
Para nós, a diferença entre os dois termos DEVE-
RIA ser esta :
PROFESSOR = aquele especialista em determinada disciplina ou seg-
mento profissional, cujo compromisso é apenas TRANSMITIR CONHE-
CIMENTO AO ALUNO DOS CONTEÚDOS DESSA OU DAQUELA DISCIPLI-NA. Aí, continuaríamos tendo : o professor de matemática, que é aquele incumbido de transmitir conhecimento específico dessa discipli-
na; o de Português, idem...e assim por diante.
EDUCADOR = deveria ser um título RESTRITO APENAS AOS PROFESSO-
RES DAS SÉRIES INICIAIS (maternal, infantil, até a 5a. série - atual
6o. ano).
E por que esse uso "restrito" para professores
dessas séries iniciais ?
Pelo fato de, nelas, O PROFESSOR, além de
transmitir conhecimento de cada uma das disciplinas, passa a repre-
sentar a 2a. família do aluno, no que se refere à EFETIVA EDUCAÇÃO
(doméstica, social, etc). Por exemplo :
- Quando o aluno cuspir no chão - atuando, nesse instante, como professor de biologia - dizer a esse aluno infrator que não deve mais fazer isso e explicar por quê.
- Quando o aluno mostrar dificuldade no entendimento de "fração",
o educador, então, já se improvisaria de professor de matemática
PRÁTICA, mostrando um bolo partido em 10 partes e fazendo o aluno
entender que cada um daqueles dez pedaços representa um décimo
daquele bolo... e assim por diante.
- Quando o aluno resistir em obedecer à fila para acesso ao refeitório,
o professor mostrar que a fila é uma forma de respeitarmos o direi-
to da outra pessoa...e assim por diante.
Ou seja : o professor das séries iniciais ENSI-
NAM O ALUNO A VIVER DENTRO DE NORMAS ESTABELECIDAS E ACEI-
TAS.
Por não termos embasamento de qualquer or-
dem para tal S U G E S T Ã O de conceituação e/ou de diferença de sentido, repetimos que A conceituação acima sugerida tem CARÁTER
ESTRITAMENTE PESSOAL, podendo ou não o colega recantista concor-
dar ou discordar, que aceitaremos como razoável seu ponto de vista.