A (para nós, discutível) diferença semântica (de sentido) entre PROFESSOR e EDUCADOR.

Os dicionários em geral apresentam como diferen-

ça entre estes dois termos :

PROFESSOR : Aquele que pratica determinada profissão. Assim sendo,

temos o "professor de matemática", que faz do ensino

dessa disciplina, o seu foco profissional e assim suces-

sivamente.

EDUCADOR : Aquele que faz da profissão muito mais que um ofício. Vive todo o tempo em torno e em prol desse ofício.

É realmente satisfatória tal diferença ? queremos

crer que não : tantos são os professores que levam tão a sério seu

ofício de ensinar, embora não se veja obrigado a viver todo o tempo

em torno e em prol dele.

Para nós, a diferença entre os dois termos DEVE-

RIA ser esta :

PROFESSOR = aquele especialista em determinada disciplina ou seg-

mento profissional, cujo compromisso é apenas TRANSMITIR CONHE-

CIMENTO AO ALUNO DOS CONTEÚDOS DESSA OU DAQUELA DISCIPLI-NA. Aí, continuaríamos tendo : o professor de matemática, que é aquele incumbido de transmitir conhecimento específico dessa discipli-

na; o de Português, idem...e assim por diante.

EDUCADOR = deveria ser um título RESTRITO APENAS AOS PROFESSO-

RES DAS SÉRIES INICIAIS (maternal, infantil, até a 5a. série - atual

6o. ano).

E por que esse uso "restrito" para professores

dessas séries iniciais ?

Pelo fato de, nelas, O PROFESSOR, além de

transmitir conhecimento de cada uma das disciplinas, passa a repre-

sentar a 2a. família do aluno, no que se refere à EFETIVA EDUCAÇÃO

(doméstica, social, etc). Por exemplo :

- Quando o aluno cuspir no chão - atuando, nesse instante, como professor de biologia - dizer a esse aluno infrator que não deve mais fazer isso e explicar por quê.

- Quando o aluno mostrar dificuldade no entendimento de "fração",

o educador, então, já se improvisaria de professor de matemática

PRÁTICA, mostrando um bolo partido em 10 partes e fazendo o aluno

entender que cada um daqueles dez pedaços representa um décimo

daquele bolo... e assim por diante.

- Quando o aluno resistir em obedecer à fila para acesso ao refeitório,

o professor mostrar que a fila é uma forma de respeitarmos o direi-

to da outra pessoa...e assim por diante.

Ou seja : o professor das séries iniciais ENSI-

NAM O ALUNO A VIVER DENTRO DE NORMAS ESTABELECIDAS E ACEI-

TAS.

Por não termos embasamento de qualquer or-

dem para tal S U G E S T Ã O de conceituação e/ou de diferença de sentido, repetimos que A conceituação acima sugerida tem CARÁTER

ESTRITAMENTE PESSOAL, podendo ou não o colega recantista concor-

dar ou discordar, que aceitaremos como razoável seu ponto de vista.

pedralis
Enviado por pedralis em 26/11/2014
Código do texto: T5049207
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