"A Libéria é um dos países que mais SOFREU com o ebola o passado mês."

«O actual surto de ébola, que agora inquieta os Estados Unidos, já matou 3388 pesso¬as na África Ocidental – quase metade dos infectados – e é já o maior desde que o vírus foi iden¬tificado, em 1976.

O último balanço da Organi¬zação Mundial de Saúde (OMS), que tem em conta as ocorrências até ao último domingo, 28 de Setembro, quantifica em 47% o número de mortos no universo de 7178 infectados registados em cinco países africanos.

Nos Estados Unidos, onde esta semana, em Dalas, foi diagnos¬ticado o primeiro caso de ébola fora do continente africano, as autoridades de saúde informaram que cerca de 100 pessoas tiveram contacto, directo ou indirecto, com o homem infectado, mas ne¬nhuma apresenta sintomas.

A maior parte dos casos fatais de ébola ocorreram na Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri. Na Libéria, o país mais afectado – 1998 mortos em 3698 casos – cinco pessoas são infectadas a cada hora que passa, segundo a organização Save the Children. Na Guiné-Conacri o número oficial de mortos chegou aos 710 e na Serra Leoa aos 622(…)(1)».

A Libéria vive uma epidemia. Mas não é apenas a Libéria que está a sofrer com o … ébola. Há outros (países): Serra Leoa, Guiné Conacri, etc. Há dias, durante a transmissão do noticiário da Rádio Y, pelo seu sítio na Internet, o apresentador do noticiário usou esta frase para nos comunicar o facto:

"A Libéria é um dos países que mais sofreu com o ébola o passado mês, a afirmação da Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Se eu estivesse numa cadeira, fatalmente, teria caído. Como não estava, afundei-me (no sofá, de vergonha) ...

Ora, se não é apenas a Libéria que está a sofrer com a epidemia, a língua manda que o verbo vá ao plural:

A Nigéria é um dos países que mais SOFRERAM …

O autor da frase citada, todavia, pensou diferente. Deu-se bem?

________________

(1)In «Público»

Littera Lu
Enviado por Littera Lu em 15/10/2014
Código do texto: T4999812
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.