"PAULISTAS E CARIOCAS"
Duas grandes cidades brasileiras são São Paulo e Rio de Janeiro. Algo que elas têm em comum é o fato de serem capitais de estados de mesmo nome. São Paulo é capital do estado de São Paulo, o Rio de Janeiro é capital do estado do Rio de Janeiro. Ambas são admiráveis por sua história, sua cultura e seu esplendor. Daí que quem é de São Paulo sente-se orgulhoso em morar naquela grande metrópole, mas na mesma medida orgulha-se aquele que mora no Rio de Janeiro, cidade tão encantadora e mundialmente conhecida.
Provavelmente esse mesmo orgulho de um e outro lado é que tenha feito com que os moradores do Rio se ufanem tanto a ponto de desdenhar os moradores da cidade de São Paulo, e vice-versa. Estes se acham superiores àqueles, aqueles ridicularizam estes, e por aí vai.
E a rivalidade tanto tomou força que a expressão "paulistas e cariocas" ficou consagrada nessa "guerra fria" entre as duas grandes metrópoles.
O habitante da Cidade Maravilhosa faz frases pejorativas colocando o "paulista" como sujeito, como objeto direto ou indireto. E o tal "paulista" não deixa por menos, chamando o "carioca" de folgado e outros insultos mais.
Particularmente, não tenho nada com isso. Entendam-se os "paulistas e cariocas" como quiserem. Apenas é bom lembrar que a expressão "paulistas e cariocas" é equivocada, para não dizer errada. É que "paulista" é o habitante do estado de São Paulo. Quem mora na cidade de São Paulo é chamado de paulistano. Aquele que mora, ou que nasceu, no estado do Rio de Janeiro é fluminense.
Então, duas expressões corretas seriam "paulistanos e cariocas" e "paulistas e fluminenses".
Se a gramática não convence, pelo menos um pouco de lógica iria bem.