AS PALAVRAS ESCRITAS
Arte é manifestação de beleza e, como tal, consagra-se diante do público. Ninguém faz arte só para si, mas para mostrar a outras pessoas.
Literatura é arte. Pequenos textos podem ser arte, se tendem para a beleza, para a atração, para chamar a atenção.
Escrever para chamar a atenção não é vaidade, é maneira de comunicar-se usando o potencial da língua escrita, que é a correta gramática e as regras de estilo e ortografia.
Daí que quem escreve deve esforçar-se para escrever de modo correto.
Facilmente compreende-se e perdoa-se o falante grosseiro, aquele que não teve oportunidade de maiores estudos, o pobre trabalhador da roça, de poucas letras.
Mas aquele que pretende comunicar-se por escrito, deixando textos que perdurem, que sejam lidos e admirados, este tem por obrigação o estudo da língua culta.
Como admirar um texto cheio de erros gramaticais e de ortografia? O leitor exigente logo parará nas primeiras linhas. Um texto não pode ser atraente só pela ideia que encerra, mas também pelo modo como foi elaborado.
Escrever é uma arte. Arte que se aprimora pelo esforço. E esse esforço quem faz é aquele que escreve. O leitor não deve ter que fazer esforço para entender o que está escrito. O leitor apenas lê e admira.