Exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico
1. Acentue as palavras, se for necessário: clausula, premio, alias, cancer, arguem toxicomano chines vatapa, niquel, bau, util, incrivel, vintem, torax, lagrima, compos, joquei, ruina, periodico, atraves, lapis, assembleia, sensivel, voo, leem, virus, corrego, consul, amaveis, xerox.
2. Coloque os acentos gráficos que faltam:
Quando os repteis voavam
Há 145 milhões de anos, o ceu foi tomado por pte-rossauros, os repteis alados. Eles se multiplicaram em novas especies. Foi uma explosão demografica nos ares. (Revista Superinteressante)
3. Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entre-tanto, só uma delas deve ser acentuada. Acentue corretamente a palavra que deve receber o acento gráfico e justifique sua resposta:
a) Ninguem viu a nuvem negra que se aproximava.
b) Naquela cidade reina a maior desordem; ela é agora uma ruina do que foi.
c) Este ônibus não vai para a Rua Para; ele só para na avenida principal do bairro.
d) O motorista do taxi levava um colibri na gaiola.
e) O homem tirou o chapeu e olhou para meu tio interrogativamente.
f) Não gosto de pate de abacate.
g) Ele é um jovem recem-formado.
h) Sua paciencia se evidencia no trato com as crianças.
i) Se como melancia, fico com ansia.
j) Este virus não ataca tatus nem urubus.
4. Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) maracujá, argui, rapé
( ) lápis, tainha, túnel
( ) chapéu, hífen, ítem ( ) jataí, régua, próton
( ) ruim, órgão, egoísta
5. No texto a seguir há:
a) um caso de monossílaba tônico acentuado:
b) três casos de paroxítonas acentuadas:
c) dois casos de oxítonas acentuadas:
d) um caso de i tônico formando hiato:
Acentue tais palavras e retire-as, colocando-as co-mo resposta dos itens acima.
Cidadania
O trabalho desenvolvido pelo Projeto Axe, em Salvador (BA), mostra que e possivel educar e resgatar para a cidadania os meninos de rua. Vejo por que a metodologia de atendimento que vem sendo construida por sua equipe esta servindo de exemplo para a ampliação de experiencias semelhantes em varias regiões do Brasil e do exterior.
6. No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos. Leia-o com atenção e acentue de forma correta as palavras que são acentuadas graficamente:
Reciclar o lixo
No mundo - e tambem no Brasil - uma e-norme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartaveis para possivel reuso. Os avan-ços tecnologicos mais expressivos vem ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plastico. Ele e o detrito de mais dificil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente as vezes por mais de 50 anos. Mas, com criatividade e rigor cientifico, modernas tecnicas de reciclagem ja possibilitam a adoção de diversas saidas para esse dilema. Algumas delas são real-mente revolucionarias, como a produção de um automovel totalmente construido com materiais reciclaveis e um material novissimo chamado “ma-deira plastica”, substitui com maior eficiencia e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba. (Revista Globo Ciencia)
7. Acentue as frases seguintes, quando for necessá-rio:
a) O bom motorista para seu carro para o pedestre passar.
b) Por cautela não vou por sal na comida.
c) Como brilha o pelo deste cavalo!
d) Pelo sim, pelo não, faço eu o trabalho.
e) Pela primeira vez a pela dos carneiros será feita aqui.
f) Pelo-me de medo do escuro.
g) Aquelas crianças não comem pera, só maças.
h) Meus filhos não comem maçãs, só peras.
8. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantem o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervem na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantem a esperança no reajuste.
d) Policiais detem três suspeitos de assalto a banco.
09. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o.....................?
b) Calmo é o lago.................navegamos.
c) ................não disseste a verdade?
d) Não fui à festa..................devo estudar muito.
e) Todos ansiavam.................o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, ..................?
g) Ora! ................poucos alunos leem?
h) Diga-me.................motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo..............você deixou de comparecer.
j) Quero o livro................pertence.
l) Alguém poderia explicar-me ................não há reunião hoje?
m) ...............o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o.................de sua atitu-de inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados............fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel..
p) De repente, todos se calaram. ...................? .
10. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a) pântano:
b) herói:
c) também:
d) após:
e)juízes:
j) tábua:
l) açúcar:
11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá:
b) pode/pôde:
c) pôr/ por:
RESPOSTA: exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico
Exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico
1. Acentue as palavras, se for necessário: cláusula, prêmio, aliás, câncer, arguem toxicômano chinês vatapá, níquel, baú, útil, incrível, vintém, tórax, lágrima, compôs, jóquei, ruína, periódico, através, lápis, assembleia, sensível, voo, leem, vírus, córrego, cônsul, amáveis, xérox.
2. Coloque os acentos gráficos que faltam:
Quando os répteis voavam
Há 145 milhões de anos, o céu foi tomado por pte-rossauros, os répteis alados. Eles se multiplicaram em novas espécies. Foi uma explosão demográfica nos ares. (Revista Superinteressante)
3. Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entretanto, só uma delas deve ser acentuada. Acentue corretamente a palavra que deve receber o acento gráfico e justifique sua resposta:
a) Ninguém viu a nuvem negra que se aproximava.
Oxítona terminada em "em".b) Naquela cidade reina a maior desordem; ela é agora uma ruína do que foi.
Hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.c) Este ônibus não vai para a Rua Pará; ele só para na avenida principal do bairro.
Oxítona terminada em "a".d) O motorista do táxi levava um colibri na gaiola.
Paroxítona terminada em "i".e) O homem tirou o chapéu e olhou para meu tio interrogativamente.
Ditongo tônico, aberto em palavra oxítona. f) Não gosto de patê de abacate. Oxítona terminada em "e".g) Ele é um jovem recém-formado.
Oxítona terminada em "em".
h) Sua paciência se evidencia no trato com as crianças.
Paroxítona terminada em ditongo.
i) Se como melancia, fico com ânsia.
Paroxítona terminada em ditongo.
j) Este vírus não ataca tatus nem urubus.
Paroxítona termina em "us".
4 Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) maracujá, argui, rapé
( ) lápis, tainha, túnel
(x) chapéu, hífen, ítem
( ) jataí, régua, próton
( ) ruim, órgão, egoísta
A palavra item é paroxítona terminada em "m", portanto, não tem acento.
5. No texto a seguir há:
a) um caso de monossílaba tônico acentuado: é
b) três casos de paroxítonas acentuadas: possível, várias, experiências
c) dois casos de oxítonas acentuadas: Axé, está
d) um caso de i tônico formando hiato: construída
Acentue tais palavras e retire-as, colocando-as como resposta dos itens acima.
Cidadania
O trabalho desenvolvido pelo Projeto Axé, em Salvador (BA), mostra que é possível educar e resgatar para a cidadania os meninos de rua. Vejo por que a metodologia de atendimento que vem sendo construída por sua equipe está servindo de exemplo para a ampliação de experiências semelhantes em várias regiões do Brasil e do exterior.
6. No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos. Leia-o com atenção e acentue corretamen-te as palavras que são acentuadas graficamente:
Reciclar o lixo
No mundo - e também no Brasil - uma enorme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartáveis para possível reúso. Os avanços tecnológicos mais expressivos vêm ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plástico. Ele é o detrito de mais difícil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente às vezes por mais de 50 anos. Mas, com criatividade e rigor científico, modernas técnicas de reciclagem já possibilitam a adoção de diversas saídas para esse dilema. Algumas delas são real-mente revolucionárias, como a produção de um automóvel totalmente construído com materiais recicláveis e um material novíssimo chamado “madeira plástica”, substitui com maior eficiência e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba. (Revista Globo Ciência)
7. Acentue as frases seguintes, quando for necessário:
a) O bom motorista para seu carro para o pedestre passar.
b) Por cautela não vou pôr sal na comida.
c) Como brilha o pelo deste cavalo!
d) Pelo sim, pelo não, faço eu o trabalho.
e) Pela primeira vez a pela dos carneiros será feita aqui.
f) Pelo-me de medo do escuro.
g) Aquelas crianças não comem pera, só maçãs.
h) Meus filhos não comem maçãs, só peras.
8. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantém o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervém na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantêm a esperança no reajuste.
d) Policiais detêm três suspeitos de assalto a banco.
9. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o porquê?
b) Calmo é o lago por que navegamos.
c) Por que não disseste a verdade?
d) Não fui à festa porque devo estudar muito.
e) Todos ansiavam porque o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, por quê ?
g) Ora! Por que poucos alunos leem?
h) Diga-me por que motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo por que você deixou de comparecer.
j) Quero o livro porque pertence.
l) Alguém poderia explicar-me por que não há reunião hoje?
m) Por que o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o porquê de sua atitude inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados porque fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel.
p) De repente, todos se calaram. Por quê?
10. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:
a) pântano: proparoxítona
b) herói: ditongo tônico, aberto em palavra oxítona
c) também: porque é uma palavra oxítona terminada "em".
d) após: oxítona terminada em "o" seguida de "s".
e)juízes: hiato com "i" tônico, formando sílaba sozinho.
j) tábua: paroxítona terminada em ditongo.
l) açúcar: paroxítona terminada em "r"
11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: Você sabia que a sabiá é sábia.
b) pode/pôde: Ontem pôde, hoje não pode.
c) pôr/ por: Vou por aqui para pôr o refrigerante na geladeira.