Considerações sobre o ensino da gramática nas escolas
1. Qual o papel da escola em relação ao ensino de língua portuguesa?
A escola tem o dever de ensinar a língua portuguesa ao aluno. Entretanto, quando eu falo em ensinar, refiro-me a uma forma de educação que realmente faça a diferença na vida do educando. O ensino precisa ser impactante a ponto de despertar o aluno para as belezas da sua língua materna. É inaceitável, do meu ponto de vista, que uma pessoa passe doze anos “estudando” a língua portuguesa e ainda saia da escola sem saber escrever um texto de forma adequada ou tendo grandes dificuldades quanto à interpretação. Como disse certo professor, “algumas escolas fingem que ensinam enquanto que alguns alunos fingem que aprendem”. Não podemos ser coniventes com essa situação.
2. Qual a relação entre o ensino da gramática e a capacidade de ler e escrever?
De acordo com Sírio Possenti, professor de Linguística da Unicamp, não há uma relação direta entre o ensino da gramática e a capacidade de ler e escrever. Podemos notar isso analisando a frase “A menina é bonita”. Para compreendê-la não precisamos saber que nesse caso a letras “a” trata-se de um artigo feminino, que a palavra “menina” é um substantivo, ou que o verbo “ser” está conjugado na terceira pessoa do singular e está fazendo ligação entre o adjetivo “bonita” e o substantivo e que, além disso, determina essa frase como tendo apenas uma oração por ter um único verbo presente nela. Nada disso é preciso para entender a frase. Basta ler para que, de forma quase automática, surja um quadro mental em que vemos a personagem em questão. Nós não falamos nem escrevemos pensando que a palavra x é uma desinência, ou que a palavra y é um pronome, etc. Por esse raciocínio é que muitos autores afirmam que a gramática não está relacionada com a capacidade de ler e escrever.
3. Qual deve ser a postura do professor diante dos erros gramaticais e ortográficos dos alunos? O professor não pode passar por alto os erros, quer gramaticais quer ortográficos, que sejam cometidos. É preciso vê-los, corrigi-los e o mais importante, dar um feedback ao aluno. Não basta ele saber que errou. Ele precisa entender o que errou e qual seria a forma correta. Isso tornará sua aprendizagem muito mais significativa.
4. Quais os perigos de se dar importância somente à gramática e quais os perigos de ignorá-la?
Os perigos seriam transformar os estudantes e falantes da língua em robôs na principalmente na comunicação e até certo ponto também na escrita. No caso da oralidade, se fossemos pronunciar de forma perfeita e obedecer toda e qualquer regra gramatical tornaríamos a língua pesada e mecânica. Outro perigo seria impedir a evolução natural da língua. Contudo, ignorá-la por completo seria criar nativos que não possuem nem mesmo um conhecimento básico do seu próprio idioma.