ANTÁRTICA OU ANTÁRTIDA? EXTREMAMENTE IMPORTANTE!
A leitura deste texto é indispensável!
A coisa tá feia! Vejamos!
A Terra possui SEIS grandes divisões (continentes): Europa, Ásia, África, América, Oceania e... Estou com medo de dizer o nome! Rs. É verdade (rs). Mas, vamos lá!
NÃO SE ASSUSTE! Ou melhor: ASSUSTE-SE!
O “Dicionário Caldas Aulete da Língua Portuguesa”, 2ª edição de bolso, 2008, no verbete CONTINENTE, na página 263, e o “Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa”, 2011, também no verbete CONTINENTE, página 219, registram a palavra ANTÁRTIDA como sendo o nome do SEXTO continente.
“Caldas Aulete: dicionário escolar da língua portuguesa: ilustrado com a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo”, 2011, no verbete CONTINENTE: “... São seis os CONTINENTES: Europa, Ásia, África, América, Oceania e ANTÁRTIDA”.
O compêndio “Estudante Nota 10: ensino fundamental, médio, concursos e vestibulares”, 2010, da DCL, no mapa da página 287, registra ANTÁRTIDA.
Dad Squarisi: “O continente ANTÁRTIDA não tem nada que ver com a cerveja. Por isso tem acento. O adjetivo filhote dele é ANTÁRTICO: Vou à ANTÁRTIDA conhecer as aves ANTÁRTICAS”. (Dicas da Dad: português com humor, 2006, página 187)
Até tu, Dad!? Mas, faz sentido o que ela afirma (rs).
O Compêndio “Só Concursos”, 2010, da DCL, na página 444: “ANTÁRTICA. A ANTÁRTICA é um continente quase todo coberto por gelos eternos. Ela possui grandes planaltos, altas montanhas e numerosos vulcões...”
Na página seguinte: “... A ANTÁRTIDA provavelmente... Na ANTÁRTIDA existem... A base brasileira na ANTÁRTIDA chama-se Estação Comandante de Ferraz e fica...”
É isso mesmo! Eu não errei! O compêndio registra as duas formas. Que coisa!!!
O “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa”, 2009, registra ANTÁRTIDA. Veja o verbete CONTINENTE, página 535.
Nesta sexta-feira (25 de abril de 2014), na edição de um telejornal matutino, numa reportagem sobre esse continente, um dos repórteres que fizeram a matéria pronunciou ANTÁRTICA. Nota 10 para ele! Um dos apresentadores do telejornal, no entanto, pronunciou ANTÁRTIDA.
NO ENTANTO, EIS A PRUDÊNCIA! EIS O EQUILÍBRIO! EIS A DISCIPLINA:
LUIZ ANTONIO SACONNI: “Meu pai vai visitar a ANTÁRTIDA. Essa região, na Terra, ainda não existe. Por isso, será melhor visitar a ANTÁRTICA, que é a região da Terra oposta à região ÁRTICA. A esta palavra houve apenas o acréscimo do prefixo ANT-, que significa OPOSTO.
Muitos livros de Geografia e cartas geográficas trazem ANTÁRTIDA equivocadamente. Daí todos dizerem e escreverem assim. Devem retificar”. (Gramática Básica Sacconi, página 317)
Obs.: Retificar significa corrigir. Não confunda RETIFICAR com RATIFICAR. Esta significa confirmar.
SACCONI está certo: "...Devem retificar" (corrigir).
O “Aurélio Júnior”, 2011, no verbete CONTINENTE, página 248, registra: “... 3. Cada uma das seis grandes divisões da Terra: Europa, ANTÁRTICA, Ásia, África, América e Oceania”.
O “Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras”, 2011, no verbete CONTINENTE, pág. 354, registra a palavra ANTÁRTICA como sendo o nome de um dos seis continentes.
Obs.: Realmente, a Academia Brasileira de Letras é uma confiável autoridade linguística!
“Fala Brasil! Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa”, no adjetivo ANTÁRTICO, pág. 34: “Algo é ANTÁRTICO quando tem a ver com a ANTÁRTICA (continente onde fica o polo Sul). O continente ANTÁRTICO é o mais frio do planeta”.
E agora, José?
Digamos e escrevamos: A ANTÁRTICA, o continente ANTÁRTICO, o frio ANTÁRTICO, animais ANTÁRTICOS, belezas ANTÁRTICAS.
Os continentes são seis: Europa, Ásia, África, América, Oceania e ANTÁRTICA.
Nota: A palavra CONTINENTE possui outros significados.
Obs.: Caso você esteja lendo este texto no Recanto das Letras (que não permite a cópia; só é possível copiá-lo com certa habilidade não comum), não tenha visto esta minha publicação no Facebook (onde é possível copiar) e queira este conteúdo, em virtude de dele ter gostado, você pode deixar o seu pedido na minha página.
Um forte e cordial abraço!
Defendamos a nossa Língua!