LETRA MAIÚSCULA E MINÚSCULA DEPOIS DE DOIS-PONTOS
No dia 30 de dezembro de 2013, eu publiquei – no Recanto das Letras e no Facebook – uma crônica com o título VOLTA LOGO, GUERREIRO! No Recanto, algumas pessoas comentaram esse texto. No dia 28 de março de 2014, o amigo e colega Jajá de Guaraciaba fez um excelente comentário, concluindo com um importante questionamento. Destaco, aqui, o questionamento do amigo:
"Olá, Professor Ivan! Volto com prazer e encontro esse dignificante texto... Abraço amigo extensivo aos seus familiares e até breve.PS. Li em algum lugar que depois de 'dois pontos' devemos continuar a escrita com letra minúscula. A expressão: ‘Rouba, mas faz’ contida no seu texto deve ser com maiúscula devido ser uma ‘fala’ de outrem? Explique-me, por favor. Obrigado."
Para o texto: VOLTA LOGO, GUERREIRO! (T4630405)
Reproduzi apenas o questionamento do amigo, visto que, aqui, neste caso, é o mais importante.
Caro Jajá de Guaraciaba, permita-me, com todo o respeito, usar o pronome VOCÊ, visto que eu desejo ficar à vontade para responder à sua pergunta e não desejo construir um muro entre mim e as demais pessoas. Há professor que não gosta de ser tratado com familiaridade. Eu, porém, gosto de me aproximar das pessoas. Afinal, somos todos seres humanos. A posição social não nos faz superior, nem inferior a ninguém.
Você está certo, amigo! Só não está certo quem afirma apenas a primeira parte do nobre questionamento que você fez, nem quem afirma apenas a segunda parte. Por quê? Vejamos!
1º caso:
Se for explicação ou enumeração depois de DOIS-PONTOS, use letra MINÚSCULA.Ex.:
A questão é esta: saber quando usar letra maiúscula e letra minúscula.
Eis do que precisamos: saúde, educação, moradia digna, trabalho, amor, respeito mútuo e dignidade.
Na feira, Sophia comprou: laranja, banana e abacate.
Veja, acima, a letra minúscula após os DOIS-PONTOS.
2º caso:
Se for citação ou frase de outra pessoa depois de DOIS-PONTOS, use letra MAIÚSCULA. Ex.:
Quando lhe perguntaram qual a sua cidadania, Diógenes, o filósofo cínico que se autodenominava de “Cão”, respondeu: “Sou cosmopolita”, significando que ele se considerava cidadão do mundo.
Discorrendo sobre educação e sobre a importância do exercício da dúvida na prática educativa, o filósofo Montaigne afirmou: “Tudo se submeterá ao exame da criança, e nada se lhe enfiará na cabeça por simples autoridade e crédito... Apresentem-se-lhe todos os princípios em sua diversidade e que ela escolha se puder. E, se não o puder, que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta em sua opinião”.
Veja a letra MAIÚSCULA após os DOIS-PONTOS nas citações acima.
Veja, agora, outros casos! Veja, depois de DOIS-PONTOS, a letra MINÚSCULA.
Definições:
NORMA:
“... Aquilo que está determinado como regra, regulamento, ou lei: as normas da escola...” (Caldas Aulete)
AURORA:
“... O início da vida, infância: aurora da vida...” (Caldas Aulete)
Veja, agora, LETRA MAIÚSCULA depois de DOIS-PONTOS:
NORMA:
“... 2. Forma normal ou usual de se fazer alguma coisa: Minha família tem como norma jantar cedo...” (Caldas Aulete)
AMOR:
“... 11. Muito cuidado; zelo, carinho: O artesão trabalhava com amor...” (Aurélio, 2004)
Outros casos em que podemos usar LETRA MAIÚSCULA. Veja!
Nota: Ler obras atualizadas sobre língua portuguesa é indispensável.
Veja o “L” maiúsculo depois de DOIS-PONTOS, após a palavra “nota”.
Observação: Quem deseja dar aulas de português deve aprender a pesquisar e a observar.
Veja, depois de DOIS-PONTOS, após a palavra “observação”, a letra “Q” maiúscula.
O gramático LUIZ ANTONIO SACCONI, em “Nossa Gramática Contemporânea: teoria e prática”, mostra estes dois últimos casos como corretos.
Obs.: Devemos usar letra MINÚSCULA após os dois-pontos nos nomes de obras. Veja o exemplo anterior, em que eu uso o “t” MINÚSCULO após os DOIS-PONTOS que ficam após a palavra “contemporânea”.
P.S.:
Através da leitura atenta e madura, já observei em muitos livros sobre língua portuguesa – incluindo gramáticas – que podemos escrever: 1.º caso ou 1º caso; 1.ª parte ou 1ª parte. Há, ainda, aquele traço que o site não aceita, mas que conseguimos inserir no Word.
Portanto, quando algum professor de português disser que 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, são formas erradas, sugira a esse professor a leitura de boas gramáticas, de bons compêndios atualizados. Sugira a esse professor a observação dos noticiários na televisão, para que ele veja as formas "1º" colocado, "2º" colocado etc. Que esse professor leia jornais. Que leia livros de leis, por exemplo, para conferir o que afirmo. Que esse professor não fique apenas com as lições do passado, porque o mundo muda constantemente. Que esse professor não fique parado no tempo. Caso contrário, ele será um problema na formação das pessoas. Digo mais: evitemos os maus professores!
É isso! Um forte e cordial abraço!
Muito obrigado, amigo Jajá de Guaraciaba! Você é um leitor muito atento, além de ser um homem culto e nobre.