ANOS OITENTA ou ANOS OITENTAS?
VOCÊ ESCOLHE!
É isso mesmo! Tanto faz uma forma quanto a outra. As duas formas estão corretas!
Eis, portanto, a resposta para quem está com pouco tempo para ler este texto. Para quem deseja saber o porquê, o texto segue.
Hoje, dia 27 de março de 2014, eu recebi um e-mail do amigo, Professor, poeta e escritor Ilmar, uma pessoa que exerce um trabalho brilhante no Recanto das Letras. Eis o e-mail do recantista:
Assunto: Olá!
Nome: Ilmar
[...]
Mensagem:
“Oi!
Tenho uma dúvida.
Pesquisei bastante, mas não esclareci.
Considerando que você gosta de pesquisas, queria saber se podemos escrever \'anos oitenta'\.
Todos escrevem \'anos 80'\.
Seria opcional escrever por extenso?
Pode me ajudar?
Grato!
Ilmar.”
Caríssimo Ilmar, muito obrigado! Sinto-me honrado com esse e-mail.
Vamos às explicações!
1º esclarecimento:
“Os cardinais, quando substantivos, vão para o plural se terminarem em som vocálico”, é o que registra a “Gramática: caderno de revisão”, um livro para o Ensino Médio, da Editora Moderna, ano 2010.
2º esclarecimento:
Essa é uma regra! Números substantivados têm plural.
Eis alguns exemplos do livro “Os 300 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa”, uma obra póstuma, de Eduardo Martins: “Tirou a prova dos NOVES; NOVES fora; Retirou os CINCOS do baralho; Faltavam os OITOS no bingo”.
O gramático e dicionarista Domingos Paschoal Cegalla, na obra “Novíssima Gramática da Língua Portuguesa”, 48ª edição, ano 2008, registra: “No plural flexionam-se os numerais cardinais substantivados que terminam por fonema vocálico: Dois CINQUENTAS, dois SETES, três OITOS, dois CENS, quatro UNS...” No entanto: “Permanecem invariáveis os que finalizam por fonema consonantal: Pedro tirou quatro SEIS e dois DEZ”.
O mesmo estudioso, na mesma obra: “As palavras substantivadas, isto é, palavras de outras classes gramaticais usadas como substantivos, apresentam, no plural, as flexões próprias destes últimos”.
SENDO ASSIM, AMIGO ILMAR E DEMAIS AMIGOS E/OU LEITORES, O CERTO É: “ANOS OITENTAS”.
Não obstante, vejamos a outra posição!
1º esclarecimento sobre esta posição:
O DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA, além de apresentar outras informações importantes sobre a palavra “oitenta”, registra OITENTA como NUMERAL CARDINAL (APOSITIVO).
Esse dicionário destaca: OITENTA “... Diz-se do octogésimo elemento de uma série: ANOS OITENTA; CAPÍTULO OITENTA”.
No verbete SETENTA: “... NUMERAL CARDINAL (APOSITIVO): ANOS SETENTA; CAPÍTULO SETENTA”.
No verbete NOVENTA: “... NUMERAL CARDINAL (APOSITIVO): ANOS NOVENTA; CAPÍTULO NOVENTA”.
2º esclarecimento:
DAD SQUARISI, no livro “Dicas da Dad: português com humor”, ano 2006, na página 50, apresenta este assunto de forma bem-humorada: “... A turma do chopinho se dividiu em dois grupos. De um lado, o time do S. De outro, do NÃO-S. A taça seria uma caixa de cerveja. A questão: ANOS SESSENTA ou ANOS SESSENTAS?
Ganhou a turma do NÃO. É que as aparências enganam. Há, aí, três palavrinhas escondidas, prontas para enganar os distraídos. Daí o singular: ANOS (DA DÉCADA DE) SESSENTA, ANOS (DA DÉCADA DE) NOVENTA”.
SENDO ASSIM, MEU AMIGO, FIQUE À VONTADE PARA DIZER E ESCREVER “ANOS OITENTA”. ESTA FORMA TAMBÉM É CERTA!
Quando dizemos “ANOS OITENTA”, nós estamos usando uma figura de linguagem; é a famosa ELIPSE: omissão de uma ou mais palavras que normalmente deveriam estar na frase, mas que podem ser subentendidas.
A língua portuguesa não se deixa prender.
Portanto, ao dizer ANOS OITENTA, a pessoa está dizendo: ANOS (DA DÉCADA DE) OITENTA.
Para finalizar, eu respondo à sua outra pergunta: “... Todos escrevem \'anos 80'\.
Seria opcional escrever por extenso?...”
É opcional, amigo! Novamente, você escolhe! Tudo está certo! Vou provar!
EVANILDO BECHARA, na obra MODERNA GRAMÁTICA PORTUGUESA, 37ª edição, ano 2009, na página 206, registra: “A relação entre os nomes numerais, como diz Mattoso Câmara [MC. 4, 178], e a arte de contar leva a que, na língua escrita, se usem os algarismos em vez das palavras correspondentes, prática válida para os ordinais: 26 de fevereiro; reunião às 3 horas; ... reinou 12 anos...”
Fazendo uma consulta aos dicionários, no verbete OCTOGENÁRIO, encontramos aqueles que apresentam OITENTA e aqueles que registram 80.
O DICIONÁRIO ESCOLAR DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, 3ª edição, ano 2011, define OCTOGENÁRIO como sendo a pessoa DE IDADE COMPREENDIDA ENTRE OS OITENTA E OS NOVENTA ANOS.
Eis, pois, OITENTA por extenso.
O DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA, 1ª edição, ano 2009, define assim OCTOGENÁRIO: “QUE OU AQUELE QUE ESTÁ NA FAIXA DOS 80 ANOS DE IDADE”.
Eis, portanto: 80.
Há edições do AURÉLIO que registram OITENTA; outras, 80. Sendo assim, finalizo:
ANOS OITENTA. (Correto)
ANOS DA DÉCADA DE OITENTA. (Correto)
ANOS 80. (Correto)
ANOS DA DÉCADA DE 80. (Correto)
No entanto, a polêmica é grande!
Muito obrigado! Um forte e cordial abraço!
Quem quiser, pode enviar seu e-mail e sua pergunta. Eu pesquisarei!
Todo professor de português tem a obrigação de mostrar todos os lados de um assunto.
Obs.: Os destaques das citações foram feitos por mim, por questão de didática. Se é boa ou ruim, não sei. O leitor é quem sabe.
Fiquemos todos com Deus!
P.S.:
Veja: "Os 300 Erros Mais Comuns da Língua Portuguesa". Veja: 300.