O POETA/ A POETA/ A POETISA – SAIBA TUDO!
POETA é substantivo masculino. O feminino de POETA é POETISA.
O gramático e dicionarista Domingos Paschoal Cegalla afirma: “O substantivo POETA só se aplica a homem. Não é comum de dois gêneros”. (Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48ª edição, 2008, p. 138)
“No feminino se diz POETISA e não POETA.” (IDEM)
O mesmo gramático e dicionarista, na mesma obra, na mesma página, faz uma citação de Carlos Drummond de Andrade: “A poetisa traz-nos o seu primeiro livro, porém não o entrega logo”.
Entretanto, o “Grande Dicionário Unificado da Língua Portuguesa”, da DCL, 2009, registra POETA como substantivo de dois gêneros e registra POETISA como feminino (em desuso) de POETA.
A respeito deste assunto, eis o que afirma o Prof. Sérgio Nogueira Duarte da Silva: “O feminino de POETA é POETISA, mas aceita-se o uso de POETA para mulher. Em geral, atribui-se juízo de valor: POETISA para qualquer mulher que faz versos; POETA para autora de méritos”. (O Português do Dia-a-dia: como falar e escrever melhor, 2004, p. 64)
Apesar de registrar POETA apenas como substantivo masculino, com seu feminino POETISA, o “Saraiva Jovem: dicionário da língua portuguesa”, 2010, na página 896, observa: “No Brasil, usa-se a forma POETA também para mulheres”.
Ainda que registre POETA apenas como substantivo masculino, com seu feminino POETISA, o “Fala Brasil! Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa”, 2011, na página 328, observa: “Também é comum usar POETA para indicar uma mulher que escreve poemas, mas essa forma ainda não é aceita em certos tipos de escrita muito formais”.
Obs.: No Dicionário supracitado, não há vírgula depois de “Fala”.
Embora registre POETA apenas como substantivo masculino, com seu feminino POETISA, o “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa”, edição completa e atualizada, 2009, na página 1514 observa que, modernamente, o vocábulo POETA vem sendo usado, tanto no Brasil quanto em Portugal, como substantivo de dois gêneros.
Finalizo com a definição de POETISA apresentada pelo “Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras”, 2011, página 999: “Poetisa (po:e.ti.sa) s.f. Mulher que escreve poesia: Cecília Meireles é nossa maior poetisa”.
É isso aí!