Personagem

O mesmo anó[ô]nimo que me sugeriu o “post” datado de 18.02.2014, deseja saber se deve dizer A personagem, com o artigo A antes, ou O personagem, como disse há dias um dos principais jornalistas do jornal Nova Gazeta.

Eu lhe digo: Acaso, referindo-se a Pedro, pode o leitor dizer "esse pessoa"? Se Pedro é "uma pessoa", ele é também "uma personagem". Personagem não é comum de dois; tem gé[ê]nero fixo, feminino: essa personagem, uma personagem, as personagens. Personagem muda (e não mudo) é expressão técnica, consagrada, para indicar a personagem que entra nas peças teatrais só para figurar.

Sabe onde se encontra essa afirmação? No “Dicionário de Questões Vernáculas” (Livraria Ciência e Tecnologia Editora, São Paulo, Brasil), de Napoleão Mendes de Almeida. É um gramático, e não um professor desleixado!

Para quem gosta de argumentos de autoridade, este é insuperável!

Poucos brasileiros, em todos os tempos, conheceram tão profundamente a nossa língua como Napoleão Mendes de Almeida.

Há dicionários que a regist[r]am, equivocadamente, como comum de dois.

Obs.: A nossa língua tem cerca de 410 palavras terminadas em -agem. São quase todas femininas, como por exemplo embalagem, garagem, selagem, ferragem, moldagem, roupagem, viagem, etc.

Littera Lu
Enviado por Littera Lu em 27/02/2014
Reeditado em 27/02/2014
Código do texto: T4708158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.