[Controvérsias] – Ver e Olhar
«Ver é perceber pelo sentido da visão:
Um cego não pode ver.
Não vi o cometa.
Quando movimentamos os olhos para os lados, olhamos; quando fazemos uso do órgão da visão, vemos; quando nos esforçamos para perceber visualmente, enxergamos. Reparem que, nas passagens de nível das ferrovias, vê-se uma advertência:
Pare, olhe e escute.
Isto é, pare, dirija seus olhos para ambos os lados e esforce-se por ouvir algum som de locomotiva se aproximando. Essa mesma advertência seria aberrante, se estivesse assim: Pare, “veja” e “ouça”. Ver o quê? Ouvir o quê?»
Luiz Antonio Sacconi
*
«Como OUVIR, VER é uma função natural do corpo humano, é aquilo para que servem os olhos. Mesmo que não tenha uma vista perfeita, pode ver bem com a ajuda de uns óculos ou de uma lentes de conta[c]tos. Eu pessoalmente preciso de óculos para ver ao perto, por isso, por mais que olhe atentamente para uma página de um livro, se estiver sem óculos, nunca a poderei ver corre[c]tamente.
Quando alguém diz «Olhe para aquilo!», está a instá-lo a dirigir os olhos (e atenção) para qualquer coisa. «Olhar para» significa dar uma olhadela ou dirigir o seu olho para qualquer obje[c]to estacionário. Pode olhar para uma revista, o ecrã do computador ou para alguém que esteja sentado à sua frente à mesa.
OLHAR torna-se VER quando se observa com atenção qualquer coisa que tem a possibilidade de se mover ou mudar por si própria. Assim VER poder se aplicado a filmes, jogos de futebol (a menos que espere que a revista se levante e comece a fazer qualquer coisa). Mas pode ser aplicado às cotações de bolsa __ já que estão constantemente a subir e a descer!»
Littera-Lu, in "REGRAS FÁCEIS PARA ESCOLHER A PALAVRA CERTA" [Código do texto: T4517730, datado de 09/10/2013].