CARIOCA/ FLUMINENSE (Muito mais do que você sabe ou imagina saber)
Há poucos dias, quando João estava em certo lugar, alguém afirmou que, numa prova de um concurso, havia uma questão a respeito da diferença que há entre CARIOCA e FLUMINENSE. Esse é um caso já explicado por João em seu programa de rádio semanal, no quadro “Dicas de Português”. Agora, pois, eu (Domingos Ivan) apresento esse caso a você.
CARIOCA – Aquele que é pertencente à cidade do Rio de Janeiro, à capital do Rio de Janeiro. Aquele que é natural ou habitante da cidade do Rio de Janeiro.
FLUMINENSE – Aquele que é pertencente ao Estado do Rio de Janeiro. Aquele pertencente ao Fluminense Futebol Clube. É o integrante, o torcedor ou o jogador do Fluminense Futebol Clube.
Isso é o que muitos sabem. Entretanto, há muito mais para mostrar sobre essas duas palavras. Vamos aumentar os nossos conhecimentos? Vamos lá!
CARIOCA
CARIOCA, além de ser uma referência a quem ou àquilo que é da cidade do Rio de Janeiro, da capital do Estado do Rio de Janeiro, natural ou habitante dessa cidade, tem outros significados.
Para a ZOOLOGIA, a palavra CARIOCA refere-se a UMA RAÇA DE PORCOS DOMÉSTICOS BRASILEIROS.
A palavra CARIOCA significa, ainda, CAFÉ JÁ PREPARADO, AO QUAL SE ADICIONA ÁGUA.
NO CENTRO-OESTE DO BRASIL (na linguagem informal), segundo o HOUAISS (2009) e o AURÉLIO (2004), a palavra CARIOCA significa CHAFARIZ, FONTE.
CARIOCA, etimologicamente, significa CASA DO HOMEM BRANCO.
FLUMINENSE
FLUMINENSE, além de ser aquele ou aquilo pertencente ao Estado do Rio de Janeiro; aquele que é pertencente ao FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE, integrante, torcedor ou jogador desse clube, tem outros significados.
Segundo o AURÉLIO (2004), além do supracitado, “nos estudos dialetológicos sobre o português do Brasil, FLUMINENSE é a variedade falada na área linguística que compreende o Rio de Janeiro, o Espírito Santo, a Zona da Mata e o Leste de Minas Gerais”.
FLUMINENSE:
Do latim: flumine, 'rio', + -ense.