Nominativo, Vocativo... (Abençoadas Lições)
GRAMÁTICA LATINA,20.ª EDIÇÃO, 1985 (DOUTOR NAPOLEÃO):
"LIÇÃO 2
V O C A T I V O
-O segundo elemento que nós podemos encontrar numa oração é o vocativo.
A função do vocativo é indicar apelo, chamado. Quando nós vemos um amigo e dizemos: 'Pedro, venha cá' -a palavra Pedro está indicando apelo, chamado; a palavra Pedro, portanto, é vocativo.
Quando nós chamamos a atenção de alguma pessoa ou de alguma coisa, recorremos sempre ao vocativo. Consideremos a oração: 'Meninos, estudem o ponto'. -Com essa oração, nós chamamos a atenção dos meninos; a palavra meninos é, pois, vocativo.
O caso que em latim indica a função de vocativo chama-se vocativo (do latim vocare = chamar).
-Note-se que o vocativo pode vir no começo, no meio ou no fim da oração:
no princípio: 'Meninos, estudem a lição'.
no meio: 'Estudem, meninos, a lição'.
no fim: 'Estudem a lição, meninos'.
Observe o aluno que o vocativo vem sempre acompanhado de vírgulas; quando o vocativo inicia a oração, há uma vírgula depois; quando vem no meio, o vocativo se põe entre vírgulas; quando no fim da oração, põe-se uma vírgula antes.
Essa pontuação é sempre observada, tanto em português quanto em latim, de maneira que a própria pontuação indica ao aluno o vocativo.
-O vocativo, em português, ora vem constituído somente da palavra, ora vem acompanhado de interjeição ó:
1 - Menino, você não tem experiência da vida.
2 - Ó menino, você não tem experiência da vida.
O aluno não deve confundir o ó que aparece nos vocativos com o oh! que aparece nas orações exclamativas; o oh! das orações que indicam admiração vem com h e ponto de admiração, ao passo que o ó que às vezes acompanha o vocativo não deve vir com h.
(...) Questionário
1 - ....
13 - Diga para que caso devem ir as palavras grifadas (*) das seguintes frases...:
a) ...
e) JOÃO, seu MANO já voltou?
f) Seu mano JOÃO já voltou? (Não se esqueça o aluno de que a existência ou não de vírgulas indica a existência ou não de vocativo.)
g) .... "
-Na letra f) "Seu mano JOÃO já voltou?" (João é sujeito.Para que caso temos de traduzi-lo em latim? -Para o caso nominativo.)
E se fosse: "Seu mano, JOÃO, já voltou?" -para que caso traduziríamos?
DOUTOR NAPOLEÃO: " Observe o aluno que o vocativo vem sempre acompanhado de vírgulas; quando o vocativo inicia a oração, há uma vírgula depois; quando vem no meio, o vocativo se põe entre vírgulas; quando no fim da oração, põe-se uma vírgula antes.
Essa pontuação é sempre observada, tanto em português quanto em latim, de maneira que a própria pontuação indica ao aluno o vocativo."
Nominativo(sujeito), vocativo(vocativo), genitivo(adjunto adnominal restritivo), dativo(objeto indireto), ablativo(adjunto adverbial), acusativo(objeto direto). Abençoadas lições. Muito obrigado professor, DOUTOR Napoleão Mendes de Almeida.
-"Seu mano JOÃO já voltou?" -Sujeito (caso nominativo latino.)
-"Seu mano,JOÃO,já voltou?"-Vocativo(caso vocativo latino) -"... (Não se esqueça o aluno de que a existência ou não de vírgulas indica a existência ou não de vocativo)" Dr.Napoleão Mendes de Almeida.