Etc. -Antes da Vírgula Use a Razão
Alguém nutrido de razão escreveria: A vírgula, a razão "e" etc? Ora, se etc de fato "virou termo da enumeração", por que não podemos empregar "e" antes de etc?
Resposta: "Etc já contém e."
Ora, se só raras vezes empregamos a vírgula antes de "e", então por que empregá-la indiscriminadamente antes de etc? (Vamos usar a razão?.)
Dr.Napoleão(Dic.de Questões Vernáculas,1981): ".... Assim como antes da conjunção 'e' só RAROS CASOS SE EMPREGA VÍRGULA, da mesma maneira só RARAS VEZES SE EMPREGA VÍRGULA ANTES DE ETC., pois essa locução encerra a conjunção 'e', RAZÃO essa que CONDENA, ainda, o emprego desta conjunção antes do etc., sendo errado dizer '... peras, maçãs e etc.' . V. et al."
Dr.Napoleão (Gramática Metódica,pág.42,1986): ".... -Etc., abreviação da locução latina et cetera, que quer dizer 'e outras coisas', pronuncia-se êd cétera.
Nota - Se antes da conjunção e só se emprega vírgula quando o e não está a ligar os dois termos imediatamente contíguos ('Ele disse isso, e outras coisas poderia ter dito'), antes de etc. não cabe o emprego da vírgula nem de e.Não há sentido em '... peras,maçã e etc.' nem em 'peras, maçãs, etc.' ."
-Vamos usar a razão? Que significa etc? -Etc significa "e outras coisas."
Comprei tomate, berinjela e outras coisas [=etc] (sem vírgula) -é o mesmo que -Comprei tomate, berinjela etc. [= e outras coisas] (sem vírgula).
Lavei as mãos, os pés e outras coisas. Nutrido de razão, quem colocaria vírgula antes de "e outras coisas" nessa oração?
Substitua "e outras coisas" por "etc.", e antes da vírgula use a razão: Lavei as mãos, os pés etc.