As "Sacconagens" de Sacconi.E Agora Sérgio Nogueira?

Luiz Antônio Sacconi (Não Erre Mais): " o 'falecimento' de Ayrton Senna. O piloto brasileiro não 'faleceu'. 'Morreu'.... Só falece quem sai da vida naturalmente, por doença ou velhice. Morre todo aquele que perde a vida, brutalmente ou não.... Uma pessoa assassinada não 'falece', morre...." (Guimarães Rosa: "..., a faca cravava no coração do Faustino, que FALECIA...." -As "sacconagens" de Sacconi. E agora Sérgio Nogueira?)

No Google: G1 – Dicas de Português – Sérgio Nogueira g1. globo.com /platb/portugues/2008/09/‎24/09/2008 - Dicas de Português com o professor Sérgio Nogueira. ... É como se fosse um eufemismo usar o verbo FALECER em vez de MORRER.

Dic.Melhoramentos,5ªed.,5 vol.,1969,pág.12: "falecer,v.(latim fallescere,ind de fallere). 1.Intr.Morrer.2.Tr.ind.Não ter,faltar: Nenhuma das virtudes urbanas lhe falecem... (Mário de Andrade). 3.Tr.ind.Carecer de, precisar: Falecemos agora de descanso. 4.Tr.ind. MORRER EM CONSEQUÊNCIA DE: FALECEU DE PNEUMONIA. 5.Intr.Acabar-se, falecem as hortaliças." (Pág.831, no mesmo Dicionário): "morrer,v. (latim via morere, pelo depoente mori) 1.Tr.ind.e intr. Cessar de viver, extinguirem-se as funções vitais de; FALECER: MORREU DE PNEUMONIA...2...3...4...5... ...6...... 21.MORRER à míngua: FALECER por falta de alimento; o mesmo que MORRER de fome.... MORRER com testamento: FALECER deixando testamento.... Pop.: MORRER de morte natural, isto é, POR DOENÇA. MORRER DE MORTE NATURAL: MORRER DE ENFERMIDADE OU DE VELHICE. MORRER DE MORTE VIOLENTA: MORRER ASSASSINADO (Caldas,5ª,1969,Ed.Delta: "MORRER DE MORTE VIOLENTA, FALECER ASSASSINADO." ) Dic.Melhoramentos (pág.831): ".... MORRER DE VELHO: FALECER EM IDADE AVANÇADA. MORRER NA CAMA: MORRER DE MORTE NATURAL, NO LAR DOMÉSTICO OU EM ALGUM HOSPITAL....." (Idem o Caldas).

Se quiser, leia o texto: Gonçalves Dias FALECEU em Naufrágio (www.academia.org.br). Idem no Google (www.portalsaofrancisco.com.br): "....Juscelino FALECEU NUM ACIDENTE DE CARRO.... O ex-Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira FALECEU em 22/8/76, vítima de um acidente automobilístico,...."

-Não há erro algum nessas orações. Ora, homens de ciência, quem FALECE,MORRE, e a recíproca é verdadeira: quem MORRE,FALECE. A oração "O falecimento de Ayrton Senna" é genuinamente portuguesa e não há erro nenhum, salvo na cabeça de Sacconi que andou de "Sacconagem" com a língua portuguesa. "Juscelino FALECEU num acidente de carro" é o mesmo que "Juscelino MORREU num acidente de carro." -"Ayrton Senna FALECEU num acidente de carro" é o mesmo que "Ayrton Senna MORREU num acidente de carro." -"FALECEU uma pessoa de pneumonia" é o mesmo que "MORREU uma pessoa de pneumonia." -"Faleceram oitenta pessoas na queda de um avião" é o mesmo que "MORRERAM oitenta pessoas na queda de um avião."

Dic.Melhoramentos,5ªed.,5 vol.,1969: ".... Morrer em consequência de: FALECEU DE PNEUMONIA.... morrer,v. (latim via morere, pelo depoente mori) 1.Tr.ind.e intr...; falecer: MORREU DE PNEUMONIA.... Morrer à míngua: FALECER POR FALTA DE ALIMENTO; o mesmo que morrer de fome....: MORRER de morte natural, isto é, POR DOENÇA. MORRER DE MORTE NATURAL: MORRER DE ENFERMIDADE OU DE VELHICE".

Dr.Napoleão Mendes de Almeida".... MORRENDO, outrossim, aos oitenta e dois anos...." (Gramática Latina,pág.492, 1985).

-O mesmo que ".... FALECENDO, outrossim, aos oitenta e dois anos...." Não há distinção nenhuma entre os verbos falecer e morrer. A SIGNIFICAÇÃO DESSES VERBOS É IGUAL. "....morreu velho [Dom Bibas]..." (O Bobo -Alexandre Herculano) -o mesmo que "... faleceu velho [Dom Bibas]."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida [Gramática Metódica, 34ª, 1986, pág. 370]: " ... -SINÔNIMOS são palavras diferentes na forma, mas iguais ou semelhantes na significação;Se a SIGNIFICAÇÃO É IGUAL, os sinônimos dizem-se perfeitos.... a) Sinônimos perfeitos: ... falecer, morrer...."

Dic.Melhoramentos: "MORRER DE MORTE VIOLENTA: MORRER ASSASSINADO (Caldas, 5ª, 1969,Ed.Delta: "MORRER DE MORTE VIOLENTA, FALECER ASSASSINADO").

Darei um só exemplo: Guimarães Rosa: "..., a faca cravava no coração do Faustino, que FALECIA...." (Grande Sertão: Veredas,pág.112) -O mesmo que "a faca cravava no coração do Faustino, que MORRIA", entendeu Sacconi?

Falecer-www.Wikcionário:"...O bom uso da linguagem exigiria que não se utilizasse falecer para se referir a uma morte súbita ou em um acidente: soa mal 'faleceram oitenta pessoas na queda de um avião'....”

-"O Sr.Rui Barbosa -Não,senhor,durante 14 ou 15 meses, desde o afundamento do Lusitânia em que FALECERAM mil e tantas pessoas....."(www.casaruibarbosa.gov.br).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 07/01/2014
Código do texto: T4640576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.