MAU-CARÁTER/ MAUS-CARACTERES/ MAU CARÁTER
MAU-CARÁTER, adj. 2g. e s. 2g. é “a pessoa sem escrúpulos, de má índole; que não é confiável; que não tem bons princípios, bons valores morais; é a pessoa que tem MAU CARÁTER”. Ex.:
“Embora seja o artilheiro do campeonato, Maílson é um jogador MAU-CARÁTER, que machuca os adversários com entradas duras e desleais.” (Saraiva Jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado, 2010)
“Aquela mulher apronta com as pessoas e põe a culpa nos outros: uma MAU-CARÁTER.” (Saraiva Jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado, 2010)
O plural de MAU é MAUS.
O plural de CARÁTER é CARACTERES.
O plural de MAU-CARÁTER é MAUS-CARACTERES. Ex.:
“Pai e filho são dois MAUS-CARACTERES assumidos.” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 1ª edição 2009)
OBSERVAÇÃO: Não devemos confundir MAU-CARÁTER com MAU CARÁTER. Um PILANTRA, por exemplo, é um “mau-caráter”, conforme destaca O Caldas Aulete; conforme destaca o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, 2011.
Um PILANTRA é uma pessoa “de mau caráter”, conforme destaca O Houaiss e o Aurélio.
DIZENDO MELHOR:
MAU-CARÁTER (com hífen) é a pessoa. MAU CARÁTER (sem hífen) é algo que atribuímos a uma pessoa; é algo que vemos numa pessoa. MAU CARÁTER é o contrário de BOM CARÁTER. Um homem honesto tem BOM CARÁTER.
Ele é um MAU-CARÁTER.
Ele tem um MAU CARÁTER.
Eu me esforço para ter um bom caráter e ser, portanto, um homem honesto, probo.
Observação: Os destaques, nas abonações (exemplos legítimos), foram feitos por mim, por questão didática, e não pelos dicionaristas mencionados.
É isso!
Um abraço!