Obsoleto (Aqui o Uso Consagrou "Obsolêto")
Se anteriormente, sem "autorização oficial" o uso no Brasil já consagrava a pronúncia: ob - so - "lê"-to ( ".... Já pronúncias como abrupto, abruptamente /a-brup.../,dolo /ô/, obsoleto /ê/, não dicionarizadas, parecem estar seguindo, inexoravelmente, o mesmo caminho"). Não há quem possa exigir que no Brasil se diga: ob-so-"lé"-to, há? O uso é implacável.
No Google: MANUAL DE REDAÇÃO Câmara dos Deputados - Biblioteca Digital ... bd. camara. gov.br /bd/ bitstream/ handle/ bdcamara/ .../ manual_redacao.pdf‎ de C dos Deputados - ‎Artigos relacionados 5.2.4 Verbos que despertam dúvidas de pronúncia ou flexão ... 121. Abolir ...... consulta a dicionários, no que respeita, entre outros aspectos, a ...... dolo /ô/, obsoleto /ê/, não dicionarizadas, parecem estar ...... Laudelino Freire e Caldas Aulete.
(Já dentro da página): 4.5 PRONÚNCIA E GRAFIA DAS PALAVRAS18
A ortografia está para a língua escrita assim como a ortoépia
está para a língua oral. A primeira cuida da grafia correta das
palavras e a segunda, da pronúncia. Ambas são normativas e
estão presentes no Vocabulário oficial e nos dicionários.19
A ortoépia é estabelecida com base na etimologia e no
linguajar dos falantes cultos. Em certos casos, é também pautada
pelo uso, isto é, por aquilo que se torna usual entre os falantes em
geral, independentemente do que ordena a Gramática. Exemplo
disso é a própria palavra ortoépia, que, do ponto de vista
etimológico, deveria ser apenas ortoepia (com acento tônico na
sílaba pi).
Boemia, récorde e ioga /ó/ são outros exemplos de
pronúncias que o uso consagrou e os dicionários passaram a
registrar. Já pronúncias como abrupto, abruptamente /a-brup.../,
dolo /ô/, obsoleto /ê/, não dicionarizadas, parecem estar
seguindo, inexoravelmente, o mesmo caminho" (2004).
Dr.Napoleão (1981 -Dic.de Questões Vernáculas,pág.214): "Obsoleto -.... O o tônico, de acordo com a pronúncia nossa, tem som fechado: ob-so-lê -to....."
No Google: A Decadentização da Língua - Passei Direto
www.passeidireto.com/arquivo/1020267/a-decadentizacao-da-lingua‎A Decadentização da Língua João Ubaldo Ribeiro **Claro, todo o mundo já ouviu falar que as ... não for naturalizada, mas aqui virou uma maneira exótica de pronunciar "êxtase". ... Outra mudança de timbre que me chateia é a de "obsoleto". (Já dentro da página): "....Outra mudança de timbre que me chateia é a de 'obsoleto'.
Não é conhecimento 'secrêto' que o "corrêto" — e não é preciso ser 'discrêto' quanto a isso — é 'obsoléto', mas escuto gritos de 'olha aí o baiano' sempre que pronuncio certo...."
Logo, sempre que ele pronúncia "obso LÉ to" (escuta gritos: "olha aí o baiano").O uso é mesmo implacável.Se nesse ou naquele país o uso consagrou "obsoléto", aqui segue o nosso.
Dic.de Questões Vernáculas,1981, dr.Napoleão:"Obsoleto -.... O o tônico, de acordo com a pronúncia nossa, tem som fechado:ob-so-lê-to."
No Google: MANUAL DE REDAÇÃO Câmara dos Deputados - Biblioteca Digital ... bd. camara. gov.br /bd/ bitstream/ handle/ bdcamara/ .../ manual_redacao (Já dentro da página): ".... Boemia, récorde e ioga /ó/ são outros exemplos de pronúncias que O USO consagrou e os dicionários passaram a registrar. Já pronúncias como abrupto, abruptamente /a-brup.../,dolo /ô/, obsoleto /ê/, não dicionarizadas, parecem estar
seguindo, inexoravelmente, o mesmo caminho." (Item desenvolvido com base no Vocabulário ortográfico da língua portuguesa – Volp (ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, 1999) e nos dicionários Houaiss (HOUAISS, VILLAR, 2001) e Novo Aurélio (FERREIRA,1999). As pronúncias que são indicadas têm registro em pelo menos um desses dois dicionários.)."
Ninguém está dizendo que é errado dizer "obsoléto", porém "de acordo com a pronúncia nossa, tem som fechado:ob-so-lê-to."
Ao tornar "oficial" tal pronúncia "hoje" no Brasil (obso "lê" to), o DOUTOR já não estava na frente tratando exatamente disso? No nosso país, "de acordo com a pronúncia nossa (obsoleto), tem som fechado:ob-so-lê-to."