A "Presidenta", Ex-"Estudanta" da Escola Tal....

No Google: A presidente ou a presidenta? – por prof. pasquale cipro neto / são ... palavrastodaspalavras.wordpress.com/.../a-presidente-ou-a-presidenta-po...‎25/01/2011 - O professor PASQUALE CIPRO NETO tira a dúvida. ... 3º – A expressão A PRESIDENTA, oficialmente já exite desde quando Dona Dilma ... Pense: Se uma moça se formasse em medicina, claro que todo mundo ficaria muito ...

(Já dentro da página) ".... Normalmente essas palavras têm forma fixa, isto é, são iguais para o masculino e para o feminino; o que muda é o artigo (o/a gerente, o/a dirigente, o/a pagante, o/a pedinte). Em alguns (raros) casos, o uso fixa como alternativas as formas exclusivamente femininas, em que o “e” final dá lugar a um “a”. Um desses casos é o de “parenta”, forma exclusivamente feminina e não obrigatória (pode-se dizer “minha parente” ou “minha parenta”, por exemplo). Outro desses casos é justamente o de “presidenta”: pode-se dizer “a presidente” ou “a presidenta”.A esta altura alguém talvez já esteja dizendo que, por ser a primeira presidente/a do Brasil, Dilma Rousseff tem o direito de escolher. Sem dúvida nenhuma, ela tem esse e outros direitos. Se ela disser que quer ser chamada de “presidenta”, que seja feita a sua vontade -por que não?"

(Imagine uma entrevista) O Jornalista: "A presidente, ex-estudante da escola tal...." (E a própria presidente o corrige: " 'A presidenta,' ex-'estudanta' da escola tal....Eu quero ser chamada assim:'presidenta,' 'estudanta' -e por que não? Como já disse Pasquale em sua 'pasqualança' -tenho esses e outros direitos.Sou 'cidadoa', ex-'estudanta' da escola tal. Sou 'presidenta', tenho o direito de escolher."

A coisa não é bem assim. Da minha parte escolho sempre o mais correto: o estudante, a estudante; o presidente,a presidente; o cidadão, a cidadã (cidadoa é pejorativo). Lente ... (é também leitor,leitora; professor,professora), será que alguém (nessa acepção) vai preferir "lenta"? E por que não srª "Peixota"?

Júlio Ribeiro (Gramática Portuguesa.Exemplar nº1925,1881,pág.80): ".... Os substantivos que tem uma só forma para designar ambos os sexos chamam-se comuns de dois, ex.: ...:'O sr.Peixoto - a srª Peixoto...."

Dr.Napoleão Mendes de Almeida: "Presidente -Não cabe ao caso 'lógica', como asseverou um membro da Academia Colombiana de Língua, nem afirmações graciosas de que 'deve ser', 'é preferível dizer', 'a expressão correta é', que estão contidas em declarações de acadêmicos colombianos, publicadas não há muito neste jornal, em apoio a 'presidenta',quando referente à mulher.

São em português uniformes os adjetivos terminados em nte, como já no latim havia uma só terminação -ns- para o masculino e feminino dos adjetivos da segunda classe,por cujo paradigma se declinaram os particípios presentes:prudente,amante,vidente,lente,ouvinte.Ninguém,pelo menos em português,diz hoje prudenta,amanta,videnta,lenta,ouvinta.

Alguns dos adjetivos de tal terminação andam a ser flexionados em nta no feminino quando substantivados:parenta,infanta,governanta. Presidenta,porém,ainda está,ao que parece,no âmbito familiar e chega a trazer certo quê de pejorativo.

Neste caso,como noutros,a designação de 'neologismo' não serve para encobrir o desconhecimento de fatos do idioma.... Por favor,senhor redator,procure saber em qualquer gramática o que é substantivo comum de dois gêneros e verá que se diz 'a estudante Maria das Graças', 'a constituinte Etelvina Rodrigues' e por que é certo 'a presidente Isabel.' ...."

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 27/11/2013
Código do texto: T4589259
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.