...É hora de "vender nosso peixe".

Amigos leitores,

Tendo em vista a boa receptividade que, nas es-

colas particulares aqui de Salvador, está tendo a nossa PROPOSTA DE PALESTRA DE FORMAÇÃO e ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES, em que fazemos uma abordagem geral sobre os vários aspectos da nossa língua, transcrevemos, a seguir, o conteúdo de tal proposta . Caso algum de vocês tenha amizade com a direção de algum estabelecimento de ensino

da sua cidade (dentro ou fora da Bahia) - do Fundamental II em dian-

te até Universidade - e pudesse indicar a eles tal palestra, nós muito estimaríamos.

Eis a nossa proposta :

PROPOSTA DE PALESTRA

TÍTULO :

"NAS ENTRANHAS DA LÍNGUA"

(Tópicos em Língua Portuguesa :

Semântica (introdução à);

Morfossintaxe; e

Fonética).

PÚBLICO-ALVO :

Professores em geral (visto que A SEMÂNTICA - um dos tópicos da abordagem - tem ligação direta com TODAS AS DISCIPLINAS do seg-

mento escolar, por ter seu foco precípuo no sentido das palavras); em especial - por motivos óbvios - professores de Língua Portuguesa; gra-

duandos em Letras / Pedagogia; coordenadores / supervisores pedagó-

gicos e alunos a partir do 9o. ano (8a. série).

INTRODUÇÃO :

Situações-problema :

a) Na frase "Que negra bonita, esta aí!" ou em "como você está chei-

roso (a) hoje!" estaria implícito um elogio ou uma ofensa...ou os dois?

b) Por que não há erro de concordância verbal na frase "Morreu pai e

filho naquele acidente", mas há erro se esta mesma frase for transfor-

mada em "Pai e filho morreu naquele acidente" ?

c) Por que pronunciamos o "s" da palavra OBSÉQUIO com o som de /z/

(o correspondente a obZéquio), quando o princípio básico gramatical re-

za que, por estar depois da consoante "b", esse "s", no encontro OBS,

deve ser pronunciado como /s/, seguindo o mesmo padrão de pronúncia

dos termos obServar, obSessão, etc ?^

Acima, temos, pela ordem, uma situação-

problema que envolve aspecto semântico; outra que envolve aspecto

morfológico; e uma outra que envolve aspecto fonético da Língua Por-

tuguesa. Estes serão os três aspectos de nossa Língua em torno dos

quais discorrerá a exposição / discussão que - longe de qualquer pre-

sunção - em função de seu formato, tem tudo para ser algo inovador.

APRESENTAÇÃO :

Os tópicos linguísticos selecionados para o encontro são

excertos da obra gramatical completa do autor - que leva o mesmo títu-

lo da palestra, tendo como revisor e crítico o eminente doutor em Lín-

gua Portuguesa, GILBERTO SOBRAL, docente da UNEB, em Salvador.

Referida obra foi objeto de reportagem, em página intei-

ra, no Jornal TRIBUNA DA BAHIA (pág. 10 - Cidade - 28/06/12).

Ela versa predominantemente sobre os questionamentos

que a Língua Portuguesa enseja (incongruências, vagueza conceitual e falta de analogia em determinados tópidos de alguns conteúdos dessa disciplina), o que, não raro, cria verdadeiras "saias-justas" aos docentes

da disciplina, visto que, para muitos desses questionamentos - se apre-

sentados por algum aluno capcioso - não são disponibilizadas satistafó-

rias justificativas nas gramáticas em geral.

OBJETIVOS :

GERAL :

a) Promover FORMAÇÃO e ATUALIZAÇÃO aos participantes nos três as-

pectos destacados da língua;

ESPECÍFICOS :

a) Demonstrar aos docentes das diversas disciplinas e em qualquer nível de ensino a influência direta da semântica no contexto escolar; e

b) Apresentar, da área morfológica, a título de ACRÉSCIMO, conteúdos gramaticais (supostamente) "novos", atinentes à disciplina Língua Portu-

guesa, não constantes da maioria das gramáticas normativas (por exemplo : o que são sílabas canônicas, haplologia, hiperonímia, hiponí-

mia, apossínclise, dissínclise, etc. ? )

PALESTRANTE :

prof. PEDRO ALCÂNTARA LIMA E SILVA

Graduado em Letras (Português / Inglês / Literaturas) pela AFE - Assoc. Flum. de Educação; pós-graduado, no nível de especialista em língua portuguesa e metodologia para ensino superior, pela FAP - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ; concludente, pela UFBA - UNIVERSI-

DADE FEDERAL DA BAHIA, das seguintes disciplinas integrantes e no nível de mestrado : Psicolinguística aplicada ao Português, Análise do

Discurso, Tópícos em Linguística Aplicada, Tópicos em Semântica Cog-

nitiva; pesquisador gramatical em Língua Portuguesa; autor de regras

alternativas funcionais, no caso de comprovada vagueza conceitual nas

existentes; revisor gramatical em Língua Portuguesa, como prestador de

serviços, da Editora Scipione (projeto RADIX); consultor gramatical em

Língua Portuguesa no Google sob o pseudônimo de PEDRALIS (que vem a

ser a sigla correspondente ao nome completo do autor).

LOCAL E DURAÇÃO ESTIMADA

O evento, que terá duração estimada de 4 horas, acon-

tecerá em local indicado pelo contratante, cujas instalações deverão estar com sua parte elétrica em satisfatório funcionamento e compatível com o uso de ferramentas de apoio técnico-pedagógico (computador,

data-show ou assemelhados).

PREÇO

Para apresentação em Salvador :

R$ 400,00 para escolas de pequeno porte;

R$ 650,00 para escolas de médio porte;

R$ 850,00 para escolas de grande porte;

R$ 1.200,00 para instituições de nível superior.

No caso de apresentação fora de Salvador,

aos preços acima deverão ser acrescidos os custos de transporte e hospedagem.

CONFIRMAÇÃO DE RESERVA :

(A ser informada com uma antecedência mínima dez dias,

da data da realizaação pretendida da palestra) - Contatos com a mestra

Eliane Brito - E.mail : asum.a@hotmail.com ou telefone (71) 8847-8598

ou com o próprio palestrante, pelo e.mail pedralis@bol.com.br ou fone

(71) 8629-9089.

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TÓPICOS LINGUÍSTICOS OBJETO DA PALESTRA

(Além da explanação sobre as 3 situações-problema indi-

cados na INTRODUÇÃO :) :

- Breves reflexões sobre a Língua Portuguesa como um todo (com uma

rápida incursão na última Reforma Ortográfica);

- A regra alternativa funcional para o emprego das terminações AM e

ÃO, face à vagueza conceitual na existente;

- Fundamentação gramatical para o emprego de "g" em VIAGEM e "j"

em VIAJEM.

- Aplicando a uniformidade de tratamento no trecho gramaticalmente in-

correto "esforçai-vos o máximo possível na prática do bem e assim terás

tudo o que deseja para ti e sua família".

- Haveria erro de regência verbal em se dizer "use aquela roupa que eu

gosto" ?

- Por que devemos dizer HOJE É 10 DE JANEIRO e não, HOJE SÃO 10 DE

JANEIRO ? (concordância do verbo SER em datas).

- Casos em que o substantivo atribui característica a um adjetivo.

- Por que o verbo ESTAR, mesmo mantendo inalterado o seu radical

"est", não faz parte dos verbos regulares ?

- Vários exemplos de frase envolvendo SEMÂNTICA, como por exemplo :

. Espionagem DE Dilma é fato grave.

. Esta é uma linda história de amor DE duas jovens israelenses /

esta é uma linda história de amor ENTRE duas jovens israelenses.

. Sequestrador deixava reféns com fome para torturá-las.

E outros assuntos de Língua Portuguesa eventual-

mente levantados durante a explanação.

pedralis
Enviado por pedralis em 21/11/2013
Código do texto: T4580008
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