...É hora de "vender nosso peixe".
Amigos leitores,
Tendo em vista a boa receptividade que, nas es-
colas particulares aqui de Salvador, está tendo a nossa PROPOSTA DE PALESTRA DE FORMAÇÃO e ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES, em que fazemos uma abordagem geral sobre os vários aspectos da nossa língua, transcrevemos, a seguir, o conteúdo de tal proposta . Caso algum de vocês tenha amizade com a direção de algum estabelecimento de ensino
da sua cidade (dentro ou fora da Bahia) - do Fundamental II em dian-
te até Universidade - e pudesse indicar a eles tal palestra, nós muito estimaríamos.
Eis a nossa proposta :
PROPOSTA DE PALESTRA
TÍTULO :
"NAS ENTRANHAS DA LÍNGUA"
(Tópicos em Língua Portuguesa :
Semântica (introdução à);
Morfossintaxe; e
Fonética).
PÚBLICO-ALVO :
Professores em geral (visto que A SEMÂNTICA - um dos tópicos da abordagem - tem ligação direta com TODAS AS DISCIPLINAS do seg-
mento escolar, por ter seu foco precípuo no sentido das palavras); em especial - por motivos óbvios - professores de Língua Portuguesa; gra-
duandos em Letras / Pedagogia; coordenadores / supervisores pedagó-
gicos e alunos a partir do 9o. ano (8a. série).
INTRODUÇÃO :
Situações-problema :
a) Na frase "Que negra bonita, esta aí!" ou em "como você está chei-
roso (a) hoje!" estaria implícito um elogio ou uma ofensa...ou os dois?
b) Por que não há erro de concordância verbal na frase "Morreu pai e
filho naquele acidente", mas há erro se esta mesma frase for transfor-
mada em "Pai e filho morreu naquele acidente" ?
c) Por que pronunciamos o "s" da palavra OBSÉQUIO com o som de /z/
(o correspondente a obZéquio), quando o princípio básico gramatical re-
za que, por estar depois da consoante "b", esse "s", no encontro OBS,
deve ser pronunciado como /s/, seguindo o mesmo padrão de pronúncia
dos termos obServar, obSessão, etc ?^
Acima, temos, pela ordem, uma situação-
problema que envolve aspecto semântico; outra que envolve aspecto
morfológico; e uma outra que envolve aspecto fonético da Língua Por-
tuguesa. Estes serão os três aspectos de nossa Língua em torno dos
quais discorrerá a exposição / discussão que - longe de qualquer pre-
sunção - em função de seu formato, tem tudo para ser algo inovador.
APRESENTAÇÃO :
Os tópicos linguísticos selecionados para o encontro são
excertos da obra gramatical completa do autor - que leva o mesmo títu-
lo da palestra, tendo como revisor e crítico o eminente doutor em Lín-
gua Portuguesa, GILBERTO SOBRAL, docente da UNEB, em Salvador.
Referida obra foi objeto de reportagem, em página intei-
ra, no Jornal TRIBUNA DA BAHIA (pág. 10 - Cidade - 28/06/12).
Ela versa predominantemente sobre os questionamentos
que a Língua Portuguesa enseja (incongruências, vagueza conceitual e falta de analogia em determinados tópidos de alguns conteúdos dessa disciplina), o que, não raro, cria verdadeiras "saias-justas" aos docentes
da disciplina, visto que, para muitos desses questionamentos - se apre-
sentados por algum aluno capcioso - não são disponibilizadas satistafó-
rias justificativas nas gramáticas em geral.
OBJETIVOS :
GERAL :
a) Promover FORMAÇÃO e ATUALIZAÇÃO aos participantes nos três as-
pectos destacados da língua;
ESPECÍFICOS :
a) Demonstrar aos docentes das diversas disciplinas e em qualquer nível de ensino a influência direta da semântica no contexto escolar; e
b) Apresentar, da área morfológica, a título de ACRÉSCIMO, conteúdos gramaticais (supostamente) "novos", atinentes à disciplina Língua Portu-
guesa, não constantes da maioria das gramáticas normativas (por exemplo : o que são sílabas canônicas, haplologia, hiperonímia, hiponí-
mia, apossínclise, dissínclise, etc. ? )
PALESTRANTE :
prof. PEDRO ALCÂNTARA LIMA E SILVA
Graduado em Letras (Português / Inglês / Literaturas) pela AFE - Assoc. Flum. de Educação; pós-graduado, no nível de especialista em língua portuguesa e metodologia para ensino superior, pela FAP - FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ; concludente, pela UFBA - UNIVERSI-
DADE FEDERAL DA BAHIA, das seguintes disciplinas integrantes e no nível de mestrado : Psicolinguística aplicada ao Português, Análise do
Discurso, Tópícos em Linguística Aplicada, Tópicos em Semântica Cog-
nitiva; pesquisador gramatical em Língua Portuguesa; autor de regras
alternativas funcionais, no caso de comprovada vagueza conceitual nas
existentes; revisor gramatical em Língua Portuguesa, como prestador de
serviços, da Editora Scipione (projeto RADIX); consultor gramatical em
Língua Portuguesa no Google sob o pseudônimo de PEDRALIS (que vem a
ser a sigla correspondente ao nome completo do autor).
LOCAL E DURAÇÃO ESTIMADA
O evento, que terá duração estimada de 4 horas, acon-
tecerá em local indicado pelo contratante, cujas instalações deverão estar com sua parte elétrica em satisfatório funcionamento e compatível com o uso de ferramentas de apoio técnico-pedagógico (computador,
data-show ou assemelhados).
PREÇO
Para apresentação em Salvador :
R$ 400,00 para escolas de pequeno porte;
R$ 650,00 para escolas de médio porte;
R$ 850,00 para escolas de grande porte;
R$ 1.200,00 para instituições de nível superior.
No caso de apresentação fora de Salvador,
aos preços acima deverão ser acrescidos os custos de transporte e hospedagem.
CONFIRMAÇÃO DE RESERVA :
(A ser informada com uma antecedência mínima dez dias,
da data da realizaação pretendida da palestra) - Contatos com a mestra
Eliane Brito - E.mail : asum.a@hotmail.com ou telefone (71) 8847-8598
ou com o próprio palestrante, pelo e.mail pedralis@bol.com.br ou fone
(71) 8629-9089.
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TÓPICOS LINGUÍSTICOS OBJETO DA PALESTRA
(Além da explanação sobre as 3 situações-problema indi-
cados na INTRODUÇÃO :) :
- Breves reflexões sobre a Língua Portuguesa como um todo (com uma
rápida incursão na última Reforma Ortográfica);
- A regra alternativa funcional para o emprego das terminações AM e
ÃO, face à vagueza conceitual na existente;
- Fundamentação gramatical para o emprego de "g" em VIAGEM e "j"
em VIAJEM.
- Aplicando a uniformidade de tratamento no trecho gramaticalmente in-
correto "esforçai-vos o máximo possível na prática do bem e assim terás
tudo o que deseja para ti e sua família".
- Haveria erro de regência verbal em se dizer "use aquela roupa que eu
gosto" ?
- Por que devemos dizer HOJE É 10 DE JANEIRO e não, HOJE SÃO 10 DE
JANEIRO ? (concordância do verbo SER em datas).
- Casos em que o substantivo atribui característica a um adjetivo.
- Por que o verbo ESTAR, mesmo mantendo inalterado o seu radical
"est", não faz parte dos verbos regulares ?
- Vários exemplos de frase envolvendo SEMÂNTICA, como por exemplo :
. Espionagem DE Dilma é fato grave.
. Esta é uma linda história de amor DE duas jovens israelenses /
esta é uma linda história de amor ENTRE duas jovens israelenses.
. Sequestrador deixava reféns com fome para torturá-las.
E outros assuntos de Língua Portuguesa eventual-
mente levantados durante a explanação.