Quem Morre,Falece (Quem Falece,Morre)
Luiz Antônio Sacconi: ".... Só falece quem sai da vida naturalmente, por doença ou velhice.... Um nonagenário... falece... o falecimento... apenas exprime um efeito natural e é sereno, calmo e tranquilo...." (Não Erre Mais!)
Machado de Assis (Crônica, A Semana, 1892): "... 16 de junho ....Guimarães chama-se ele; ela Cristina. Tinham um filho, a quem puseram o nome de Abílio. Cansados de lhe dar maus tratos, pegaram do filho, meteram-no dentro de um caixão e foram pô-lo em uma estrebaria, onde o pequeno passou três dias, sem comer nem beber, coberto de chagas, recebendo bicadas de galinhas, até que veio a FALECER. Contava dois anos de idade. Sucedeu este caso em Porto Alegre, segundo as últimas folhas, que acrescentam terem sido os pais recolhidos à cadeia, e aberto o inquérito. A dor do pequeno foi naturalmente grandíssima, não só pela tenra idade, como porque bicada de galinha dói muito, mormente em cima de chaga aberta. Tudo isto, com fome e sede, fê-lo passar 'um mau quarto de hora', como dizem os franceses, mas um quarto de hora de três dias; donde se pode inferir que o organismo do menino Abílio era apropriado aos tormentos. Se chegasse a homem, dava um lutador resistente; mas a prova de que não iria até lá, é que MORREU...."
Machado de Assis [Suplício de Uma Mulher]: "....Gilliatt nunca soubera com certeza que parentesco havia entre ele e a VELHA que MORRERA em casa...." (Obra traduzida por ele). // Machado de Assis [Dom Casmurro]: "... Seu marido MORREU, mas a DOENÇA era fatal,....." // Machado de Assis (Esaú e Jacó):".... Natividade,de si para si, confessava os trinta e um, e temia não ver a grandeza dos filhos. Podia ser que a visse, pois também se MORRE VELHA....".// MORRI de uma pneumonia;..." (Memórias Póstumas de Brás Cubas).
Sacconi: ".... A morte pode ser violenta; o falecimento jamais. Por isso, não se diz que, por efeito de um pavoroso acidente, as vítimas faleceram..., mas sim que morreram.Ayrton Senna morreu e não faleceu,... Não há também falecimento num assassinato...." (V.Texto 4571989:David Fares).
Caldas, 5ª ed., 5 volumes, Ed.Delta,1969,pág. 2683: ".... Morrer de morte violenta, FALECER ASSASSINADO....."
Machado de Assis (Contos Fluminenses): ".... Quanto a Miss Dollar, causa indireta de todos estes acontecimentos, saindo um dia à rua foi pisada por um carro; FALECEU pouco depois...."
Se quiser, leia também: A "Sacconagem" Segue ("Finar-se=Falecer Morrer.") -"Morreu velho (D.Bibas)" é o mesmo que Morreu (=finou-se, faleceu) velho (D.Bibas), entendeu Sacconi?