Vírgula antes de etc.? Só usa quem quer
No dia 4 de julho de 2012, eu publiquei um texto sobre a vírgula e o etc. Nele, eu esclareço sobre o uso e o não uso da vírgula nesse caso. Hoje, esse texto é reapresentado aos leitores.
Vejamos!
Usa-se vírgula antes de "etc.?" Sim ou não? Você escolhe. É isto: você escolhe. Tanto faz. É correto usar. É correto não usar. Quem escreve escolhe. Eu, no entanto, prefiro não usá-la. Só a uso quando a citação ou afirmação não é minha, e o autor preferiu usá-la.
Etc. [Do latim: et coetera.] Abreviatura de et cetera. Significa "e as demais coisas". O AURÉLIO (2004) registra: "Usado no latim medieval como fórmula em certos atos jurídicos, e modernamente para evitar uma longa enumeração: Comprei na feira legumes, verduras, frutas, etc." Veja, pois, a vírgula antes de "etc."
Pasquale Cipro Neto: "Os leitores me perguntam com frequência se se coloca ou não a vírgula antes de "etc."
Observação: "Se se" está correto. Esse caso exige o "se" duas vezes.
Voltemos ao assunto!
Pasquale: "Etc. é abreviatura de 'et cetera', expressão latina que significa 'e as demais coisas'. Exatamente porque a expressão contém o 'e', alguns autores respeitáveis entendem que não se deve empregar a vírgula, como não se emprega antes de enumerações". Exemplos:
1."Comprei alho, ovos e as demais coisas."
2. "Comprei alho, ovos etc."
"Outros autores, porém, entendem que se deve proceder como se o 'etc.' fosse um elemento da enumeração", afirma Pasquale. Exemplo: "Comprei alho, ovos, etc."
"No Formulário Ortográfico, sempre aparece a vírgula antes de etc., o que, para muitos, é motivo para legitimá-la. E agora? Há razões para ambos os lados. A conclusão fica por sua conta." (Pasquale Cipro Neto)
OBSERVAÇÃO: O HOUAISS não usa vírgula antes de etc. O DICIONÁRIO ESCOLAR DA LÍNGUA PORTUGUESA (2008), DE DOMINGOS PASCHOAL CEGALLA, não usa vírgula antes de etc. Há, no entanto, quem afirme que o certo é usar vírgula antes de etc.
CONCLUSÃO: Você escolhe. Não importa se alguém não concorda. Não concordar não é sinônimo de erro de outros. Quem não concorda tem esse direito. Porém, tanto faz. Quem escreve decide.
Felicidade para todos!