A NORMA CULTA E A POPULAR
______________________________________________
Estudos Gramaticais
Leia o poema abaixo:
Vício na Fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
Do ponto de vista linguístico, o poema apresenta dois registros deferentes de uma palavra, cada um deles obedecendo a certo tipo de norma. As palavras mio, mio, pio, teia, teiado pertencem a norma popular, ao passo que milho, melhor, pior, telha e telhado pertencem a norma culta.
A norma popular é espontânea, despreocupada, emotiva, afetiva e concreta; é rica em exclamações, pleonasmos e repetições.
A norma culta é o modo correto, bonito, certo de uma pessoa se expressar. A norma culta procura evitar o vulgarismo e nela predominam construções gramaticais mais trabalhadas, dentro do que é considerado correto pela gramática normativa.
Do ponto de vista linguístico, só existem erros se a comunicação não se realiza de modo eficaz. Do ponto de vista da gramática normativa, tudo o que foge à norma culta consiste em erro gramatical. (Cereja, Willian Roberto. Gramática e Redação. São Paulo: Atual, 1990.)
Em apenas seis versos Oswald de Andrade, conseguiu expor as diferenças que acontecem na língua portuguesa falada no Brasil. ®Sérgio.
__________________________________
Para saber mais a respeito do assunto do texto ver: Cegalla, Domingos Paschoal, Novíssima Gramática da Língua Portuguesa; Editora Nacional, 2005.
Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.
Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte Sempre!