A semântica da palavra "verdade"
Há alguns dias a mídia vem tratando de um trágico acontecimento que chocou o Brasil. Um menino, por motivos ainda não conhecidos, teria assassinado seus familiares.
Num dos programas da Rede Record de Televisão, o Balança Geral, discutiam-se os muitos mistérios que estão em torno desse fato. Assisti a uma reportagem em que os moradores do bairro, indignados, queriam saber “a verdade”. Alguns, como se pode ver ao ler ou ao ouvir discussões sobre a tragédia, duvidam de ter sido o menino o autor dos disparos que matou pai, mãe e avó. Depois, ainda cometeu suicídio.
Pois bem, o fato em si já é chocante, mas algo me chamou atenção no debate exibido pelo programa Balanço Geral. Um dos comentaristas que estavam no programa, num determinado momento, disse: “...eles querem a verdade real”. Fiquei pensando se haveria a possibilidade de haver uma “verdade irreal”.
Aos dicionários, pois! De acordo com o dicionário Houaiss da Língua portuguesa, o vocábulo “verdade” tem como definição o seguinte: “1. O que está de acordo com o real; exatidão [contrário] de falso 2 p.ext. procedimento sincero, sem fingimento [contrário de] mentira ~ verdadeiro adj.”. Segundo o minidicionário contemporâneo da língua portuguesa, Caldas Aulete, o vocábulo “verdade” significa: “sf. Correspondência à realidade; exatidão: a verdade do depoimento da testemunha. 2 Aquilo que é real, verdadeiro; A verdade tem que ser dita. [Ant. mentira] 3 atitude franca, autêntica,; sinceridade. [Ant. falsidade] 4 princípio científico, religioso, etc. no qual se baseiam crenças e/ou atitudes. [F.: do latim veritas, atis.]
Então, o que podemos entender da frase “eles querem a verdade real”? É óbvio que o entendimento que podemos entender é que se há uma verdade real é por que há uma verdade mentirosa, certo? Como já mencionado, algumas pessoas acham que o menino seria incapaz, por vários motivos, de matar seus familiares. Mas na contramão desse pensamento, existe a investigação policial que, até o momento da escrita desse artigo, afirma que o menino é o autor do crime.
Infelizmente, não podemos fazer o tempo voltar para evitar tão grande e grave tragédia. Mas podemos passar a ter o conhecimento de que a verdade é sempre real, é sempre verdadeira e jamais o contrário. É por aí!
Walan Araujo