Doutor,Puto Me Auditum (=Julgo-me Ouvido)

No Google:Dr. Valdinar Monteiro de Souza: Puto me auditum valdinar.blogspot.com/2010/12/puto-me-auditum.html‎ de Valdinar Monteiro de Souza 16/12/2010 - Dr. Valdinar Monteiro de Souza ... de português e de latim, advogado e gramático Napoleão Mendes de Almeida, de quem aprendi a frase.

(Já dentro da página) "... 'Puto me auditum' é bom latim e quer dizer em bom português 'Julgo-me ouvido', 'Penso que fui escutado', 'Julgo que fui claro', e assim por diante. Não é, portanto, nenhum dito pornográfico nem de mau gosto. É uma brincadeira, com que nesta crônica presto homenagem ao ilustre professor de português e de latim, advogado e gramático Napoleão Mendes de Almeida, de quem aprendi a frase. Doutor Napoleão, há anos infelizmente falecido, foi meu professor; fui aluno de seu curso de português ministrado por correspondência...."

Em casa, além do diploma, eu também guardo com o mesmo carinho os comprovantes de pagamentos que ele assim me enviou:"CURSO DE PORTUGUÊS POR CORRESPONDÊNCIA do Dr. Napoleão Mendes de Almeida ...."

Para os ninguém como eu, Napoleão Mendes de Almeida foi e continuará sendo o doutor.E quem pode contradizer isto entre os doutores?

No Google: UFRJ – Faculdade de Letras CONOTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE ...www. letras. ufrj. br/ posverna/ doutorado/ MoreiraJ A.pdf‎de UMAADODM DA - ‎2008 - ‎Artigos relacionados Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras ...... 3 Tais empregos são condenados por Napoleão Mendes de Almeida, entre ...

(Já dentro da página) "Jorge de Azevedo Moreira -Tese de Doutorado apresentada ao Programa De Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro como quesito para a obtenção do Título de Doutor em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Orientadora: Professora Doutora Maria Aparecida Lino Pauliukonis (Rio de Janeiro Dezembro de 2008) ...................................................................................................

Tais empregos são condenados por Napoleão Mendes de Almeida, entre outros. Para maiores detalhes, sugerimos a leitura de ALMEIDA, Napoleão Mendes de (1996). Dicionário de Questões Vernáculas.

São Paulo: Ática...."

Gramática Latina (Referências),pág.536: "... Corrija-se, se possível, esse indesejável defeito, que é quase, de todo em todo subjuntivo, e os demais senões serão sanados pelos livros do Dr. Napoleão Mendes de Almeida, que, hoje, já deixam de ser um subsídio no aprendizado, para assumir os caracteres de uma necessidade" (Arnaldo de Azevedo).

Dic.Michaelis: "doutor sm (lat doctore) 1 Aquele que recebeu supremo grau em uma faculdade universitária. 2 por ext Bacharel, advogado. 3 pop Médico. 4 Aquele que ensina. 5 iron. Homem que tem presunção de sábio. D. Angélico: designação dada a Santo Tomás de Aquino. D. da Igreja: teólogo que, pela santidade de sua vida e pureza de sua doutrina, foi declarado doutor. D. da lei: no judaísmo, após o cativeiro babilônico, expositores autorizados da lei, em sua maioria fariseus. D. da mula ruça: médico medíocre; curandeiro. D. das dúzias: doutor medíocre, indivíduo que tem o grau científico mas que pouco sabe. D. de capelo: o que tem o respectivo grau. D. de raízes: curandeiro que procura raízes e plantas medicinais no mato para vendê-las nas feiras, onde também dá receitas. D. honoris causa: distinção que as universidades ou faculdades conferem a pessoas preeminentes, a fim de que tenham parte nas honras de que gozam os diplomados por essas instituições. D. seráfico: São Boaventura, que, pelo misticismo dos seus escritos, mereceu esta designação."

É verdade que muitos são doutores, mas vai longe de ser doutor a ser o doutor. As obras do professor Napoleão Mendes de Almeida dispensam maiores comentários.No campo da gramática o Senhor lhe concedeu o privilégio de ser o doutor dos doutores. Há quem possa desdizer isto?

Gramática Metódica (Referências),pág.657: ".... Praga - Leciono português (língua e literatura) na universidade e sou autor de muitos manuais didáticos; na bibliografia de meus trabalhos cito a sua gramática como a mais importante do gênero." (Zdenek Hampl-Hampejs).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 08/08/2013
Código do texto: T4425374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.