“A gente” ou “Nós”, qual é o melhor?

O português brasileiro assumiu o pronome “a gente” como primeira pessoa do plural há muito tempo. Na quase totalidade do país as pessoas usam esse pronome, o que demonstra sua aceitação e, claro, sua funcionalidade. Mas devemos estar sempre atentos às ideias preconceituosas que se nos apresentam, vez ou outra, com o intuito de ridicularizar esse pronome. Já ouvi alguns professores (as) de língua portuguesa dizerem que “a gente” só de saúde ou o 007. Que loucura, não? Afinal de contas, eles mesmos - os professores e professoras - falam isso durante as aulas e durante o dia... TODOS ELES!

Assim, fica aquela dúvida: qual o pronome mais correto? “A gente” ou “Nós”? Na verdade não há um mais correto que outro. Os dois se equivalem. Um inclusive – a gente – tem a concordância mais simplificada, enquanto o outro um pouco menos. Quando falamos “a gente”, todos os verbos que concordarem com essa expressão estarão obrigatoriamente no singular. Assim, “a gente vai...” e não “a gente fomos...”. Embora haja uma explicação científica para a expressão “a gente fomos” o mais simples é “a gente foi...”. Se for você for usar o verbo no plural, use o pronome “nós”: “nós fomos...”, “nós viemos...”, “nós concordamos...”, enfim.

Não existem certo e errado, existe uma ou outra forma de se transmitir uma mesma ideia, de modo simples (a gente) ou de modo mais cerimonioso, sério, formal (nós).

Walan Araujo

Walan Gomes de Araujo
Enviado por Walan Gomes de Araujo em 09/07/2013
Código do texto: T4379630
Classificação de conteúdo: seguro