Quer-se Fumar Neste Local
Desde quando "Fumar neste local" é sujeito de "quer-se"?
Dic.Melhoramentos,5ª ed.5 vol.,pág.131: "Fumar, v. (l. fumare). 1.tr. dir. Aspirar e expelir o fumo de: Fumar cigarros. 2. intr....." Idem o Caldas, 5ª ed.,5 vol.,pág.1863: "Fumar, v. intr....//....// -,v.tr. aspirar e respirar o fumo de: Fumar um charuto....//..."
-"Quer-se fumar um charuto neste local." E desde quando "fumar um charuto neste local" é sujeito de "quer-se"? Idem a oração: "Quer-se fumar cigarros neste local." Em ambas "fumar" é sujeito passivo do verbo passivo "quer-se." Quer-se fumar -o quê? Cigarros, ou um charuto: objeto direto do verbo tr.dir. fumar, conforme os exemplos dos dicionários acima. E "neste local" é adjunto adverbial de lugar -caso ablativo latino.
João Bosco Medeiros e Adilson Gobbes: "Quer-se fazer os demonstrativos contábeis. O sujeito de quer-se é fazer os demonstrativos contábeis....."
Nada disso, o sujeito de "quer-se" é o INFINITIVO "fazer" - "Quer-se fazer = É querido fazer ou Fazer é querido." Que se quer ou que é querido? Fazer (INFINITIVO):sujeito ativo ou passivo da oração. Quer-se fazer -o quê? Ou na ativa: É querido fazer o quê? Os balancetes contábeis:objeto direto do verbo tr. dir.fazer.
Eduardo Martins (Manual de Redação e Estilo): "Há casos em que a locução verbal fica invariável ( o sujeito é o infinitivo)....."
-Quer-se (verbo passivo) fazer (INFINITIVO): sujeito passivo. E desde quando "os balancetes contábeis" passaram a ser considerados "infinitivo"?
João Ribeiro (Gramática Portuguesa:3º ano.3ªedição.Rio de Janeiro:Livraria Clássica de Alves e C.,1889.):".... Quando porém o sentido determinar exatamente o sujeito verdadeiro, a concordância não pode ser arbitrária.Ex.: Quer-se inverter as leis.Neste caso,é evidente que o único sujeito possível é inverter. Da mesma forma deve-se dizer: intenta-se demolir aqueles morros, e não intentam-se."
Na passiva: Quer-se inverter as leis. Na ativa: Inverter as leis é querido. Que se quer? Que é querido? : Inverter: sujeito passivo ou ativo de "quer-se" ou de "é querido." Faço das minhas as palavras de João Ribeiro: " ... o único sujeito possível é inverter." Idem as de Eduardo Martins: "... ( o sujeito é o infinitivo)....DOUTOR NAPOLEÃO: "Se....Com os verbos que indicam intenção,declaração de vontade geralmente o sujeito é o infinitivo:Intenta-se fazer grandes coisas....Quer-se demolir esses muros."
-Ora, o sujeito passivo de "intenta-se" é o infinitivo "fazer" (e não "fazer grandes coisas.") "grandes coisas" é objeto direto do v.tr.dir.fazer. Intenta-se fazer -o quê? Grandes coisas:obj.direto - caso acusativo latino. Intenta-se fazer os balancetes contábeis. Quer-se fazer os balancetes contábeis. O sujeito de "intenta-se", "quer-se" é o infinitivo "fazer." Quer-se, intenta-se fazer -o quê? Os balancetes contábeis:obj. dir. do v.tr.fazer. Entendeu João Bosco, entendeu Adilson Gobbes?