A EXPRESSÃO “NADA A VER”

“Nada a ver” é uma expressão coloquial que pode ser substituída, com vantagem, por “sem relação com”, “indevido”. Trata-se, segundo os mais exigentes, de cacoete de linguagem usado para “preencher” vazios de comunicação. Essa expressão é usada para substituir outras expressões mais adequadas.

Exemplos:

Esse fato não tem nenhuma relação com o crime.

A notícia não tinha “nada a ver” com o fato. [desaconselhável]

Ao lado da não recomendada — dissemos não recomendada! — expressão “nada a ver”, existe também a expressão “nada a fazer”, que pode igualmente ser substituída, com vantagem, pelas vernáculas expressões “nada que fazer” e “nada para fazer”, as quais, além de genuínas, convivem com a francesa “nada a fazer”.

Obs.: As últimas, completas e atualizadas edições dos Dicionários AURÉLIO e HOUAISS simplesmente NÃO registram, entre as expressões formadas com o vocábulo NADA, a expressão “NADA A VER”.

“As razões da divergência são mais úteis do que as da concordância, porque suscitam reflexão e o reexame de nossas opiniões” — B. Calheiros Bomfim.

David Fares
Enviado por David Fares em 08/06/2013
Código do texto: T4330887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.