PÓS-GRADUAÇÕES
Muitos brasileiros ainda não sabem, perfeitamente, o que é uma pós-graduação. Já ouvi muitas vezes esta frase: “Vou fazer uma pós-graduação. Depois, eu faço um mestrado”. Isso demonstra o desconhecimento sobre este aspecto.
No início dos meus estudos na Faculdade, da minha graduação, do meu curso de Licenciatura Plena em Filosofia, eu aprendi este assunto. Todavia, ouço muitos educadores fazendo referência ao mestrado ou doutorado como se, esses cursos, não fossem cursos de pós-graduação. Senti, então, uma vontade de publicar um texto discorrendo sobre isso. Consultei, pois, o mais completo dicionário de língua portuguesa da atualidade, o Dicionário Houaiss, o qual é um dos muitos dicionários que eu tenho em casa. Eis, portanto, o resultado, que eu já sabia, da minha pesquisa:
Pós-graduação – Formação acadêmica e profissional oferecida àqueles que já concluíram um curso de graduação, cujo objetivo é formar professores de nível superior e fornecer especialização nas diferentes áreas do conhecimento. No Brasil, são cursos de pós-graduação o MESTRADO, O DOUTORADO, A ESPECIALIZAÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO.
Existem as pós-graduações LAT0 SENSU (em sentido amplo) e STRICTO SENSU (em sentido estreito, restrito).
No Brasil, os cursos de pós-graduação LATO SENSU são aqueles em que não há redação e defesa de tese ou dissertação. São eles: ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO.
A pós-graduação STRICTO SENSU compreende os cursos em que o estudante tem de escrever e defender uma dissertação (MESTRAD0) ou uma tese (DOUTORADO).
É isso aí! Não erre mais! Mestrado e Doutorado são cursos de pós-graduação. Lembre-se do significado da palavra PÓS, “aquilo que vem depois”. Sendo assim, os cursos feitos após a graduação são cursos de pós-graduação.