"... Através de..." -A Resposta de Pasquale Está ou Não Correta?
No Google (www. educacional. com. br /espacopasquale/dicas): "É correto o uso da expressão 'através de' quando usada no sentido de 'por meio de'?"
Pasquale(www. educacional. com. br): "Durante muito tempo, os dicionários se negaram terminantemente a registrar o que já era e continua sendo mais do que comum na língua: o uso da expressão 'através de' com o sentido de 'por intermédio de', 'por meio de', 'mediante', o que se vê na frase em que se baseia esta consulta ('Ele alcançou o sucesso através de muito estudo'). É provável que a edição do 'Aurélio' consultada por quem faz esta pergunta seja antiga,já que na primeira edição do 'Novo Aurélio Século XXI' (de 1999) finalmente consta a expressão 'através de' com o sentido de 'por intermédio de'. O 'Houaiss'(de 2001) também registra o fato.Convém lembrar que o uso de 'através de' para introduzir o agente da passiva (comum nas transmissões esportivas do rádio e da TV) é algo de gosto duvidoso. Em frases como 'O Brasil ganhou da Alemanha com dois gols marcados através de Ronaldo', deve-se substituir 'através de' por 'por' ('...dois gols marcados por Ronaldo')."
-A resposta de Pasquale está parcialmente correta, observe as datas.
Dic.Morais (... CONFORME AS REGRAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO LUSO-BRASILEIRO DE 10 DE AGOSTO DE 1945....).... Editorial Confluência,LDA. Lisboa, pág. 282: "Através,adv.Transversalmente; de atravessado.// Através de, loc. prep. De lado a lado; de ponta a ponta; ao correr de, por entre; PELO MEIO DE."
(1955) Dic. de Erros, Correções e Ensinamentos de Língua Portuguesa (Edição Saraiva, São Paulo, 1955), pág. 80 (Autor: DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA): "Digrama -Não confunda digrama com diagrama; em ambos os vocábulos entra ma, que significa letra, mas no primeiro o prefixo é di, que significa dois, e no segundo dia, que quer dizer através, por meio de. Digrama é o conjunto de duas letras para representar um único fonema, ao passo que diagrama, palavra que substitui perfeitamente o galicismo croquis, indica traçado, esboço, bosquejo, delineamento, representação de um objeto qualquer por meio de linhas......"
(1969) Dic.Melhoramentos, 5ª edição, 1969, pág. 489: "Através, adv. (latim ad+transvere): De lado a lado. -ATRAVÉS DE: de um para outro lado de; por entre; no decurso de; POR INTERMÉDIO DE."
(1981) [anterior a 1999] Dic.de Questões Vernáculas,Ed.Caminho Suave. DR. NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: ".... Se constitui ERRO empregar através de PARA INDICAR O AGENTE DA PASSIVA (O gol foi feito através do jogador Tal." -Já nos ensinou o dr. Napoleão que o certo é: O gol foi feito PELO jogador Tal), "NÃO SE DEVE POR OUTRO LADO CAIR NO EXAGERO OPOSTO DE JULGAR QUE A LOCUÇÃO SÓ É POSSÍVEL QUANDO SIGNIFICA 'de um lado para outro', 'de lado a lado' (...).NÃO VEMOS ERRO EM: 'A palavra veio-nos do latim ATRAVÉS DO francês'...."
Há também, para quem não sabe, um livro de Mário Barreto cujo título é: "Através do Dicionário e da Gramática."
Ressaltando em maiúscula: DICIONÁRIO DE ERROS,CORREÇÕES E ENSINAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (Edição Saraiva, São Paulo, 1955) -DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: "... no primeiro o prefixo é di [digrama] que significa dois, e no segundo dia [diagrama], QUE QUER DIZER ATRAVÉS, POR MEIO DE...."
Pergunta: -"É correto o uso da expressão 'através de' quando usada no sentido de 'por meio de'?"
Pasquale [poderia ter respondido assim corretamente] "Durante muito tempo, ALGUNS DICIONÁRIOS se negaram terminantemente a registrar o que já era e continua sendo mais do que comum na língua: o uso da expressão 'através de' com o sentido de 'por intermédio de', 'por meio de', 'mediante', o que se vê na frase em que se baseia esta consulta ('Ele alcançou o sucesso através de muito estudo'). É provável que a edição do 'Aurélio' consultada por quem faz esta pergunta seja antiga,já que na primeira edição do 'Novo Aurélio Século XXI' (de 1999) finalmente consta a expressão 'através de' com o sentido de 'por intermédio de'. O 'Houaiss'(de 2001) também registra o fato...."
Cabe ressaltar ainda [poderia ter dito Pasquale] que em 1969 O Dic. Melhoramentos,5ª edição,pág.489 registra: ".... Através de ...; por intermédio de." Idem o Dic.de Questões Vernáculas do dr.Napoleão, 1981, o qual "NÃO VÊ ERRO EM: 'A palavra veio-nos do latim através [por meio, por intermédio] do francês'...." -E anterior a 2001, 1999, 1981, 1969, 1955 ... já isto tínhamos:
"Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro em 4 volumes organizado e publicado pela livraria Lello e Irmãos, sob a direção de José Lello e Edgar Lello. Obra editada e impressa por Lello e Irmãos. 144, Rua das Carmelitas -PORTO [PORTUGAL] DE ACORDO COM A LIVRARIA LAROUSSE, (...) pág. 247: Através, adv. (lat. ad. e transverse). De lado a lado. LOC. PREP. ATRAVÉS DE, PELO MEIO DE: através [pelo meio] da multidão...." (Idem o de Morais).
E assim "Através [Por Meio, Por Intermédio] do Dicionário e da Gramática" de Mário Barreto. Mas não pense [poderia ter afirmado ainda Pasquale] que tal loc. prep."através de" com o sentido de "por meio de, por intermédio de" só foi registrada nos dicionários do século XX e XXI. Basta verificar as obras de A.Herculano, Machado, Eça etc, todos a usaram largamente também com esse sentido.Por acaso já abriu algum dia um dicionário de latim? Recomendo os de Torrinha.
Pasquale: ".... Convém lembrar que o uso de 'através de' para introduzir o agente da passiva (comum nas transmissões esportivas do rádio e da TV) é algo de gosto duvidoso. Em frases como 'O Brasil ganhou da Alemanha com dois gols marcados através de Ronaldo', deve-se substituir 'através de' por 'por' ('...dois gols marcados por Ronaldo')."
-Aqui não se trara "de gosto duvidoso", e sim de erro:"Em frases passivas como 'O Brasil ganhou da Alemanha com dois gols marcados através de Ronaldo', deve-se substituir 'através de' por 'por' ('... dois gols marcados por Ronaldo')."
Agora Pasquale está totalmente certo, esta ORAÇÃO é passiva e assim tem de ser escrita: " o Brasil ganhou da Alemanha com dois gols marcados POR Ronaldo."
Se quiser, leia o texto (4287189): "Através De." (4292057) Qual é, Adriano, Andou Cheirando Chulé?