RAÇA x ETNIA

“Raça” refere-se ao âmbito biológico; referindo-se a seres humanos, é um vocábulo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas.

“Etnia” refere-se ao âmbito cultural; um grupo étnico é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas.

São conceitos que se confundem. É possível dizer que etnia é o conceito questionável de raça, com aspectos culturais agregados. Por essa razão, recomendam alguns estudiosos do idioma, antropólogos e sociólogos que se deve evitar o uso do vocábulo “raça” para se referir à espécie humana. O termo, segundo ensinam esses estudiosos, sempre foi objeto de grande polêmica entre cientistas, além, é claro, de se encontrar carregado de preconceito.

Assim, para realçar características de determinado grupo cultural, recomenda-se usar o vocábulo “etnia”.

Exemplo:

Os tártaros são uma das dezenas de etnias da Rússia.

Recomenda-se usar apenas o adjetivo quando se tratar de característica física: “O apartheid segregava os negros”, e não “O apartheid segregava a 'raça' negra.”

O adjetivo “racial”, por seu turno e consoante a lição desses mesmos estudiosos, pode ser usado livremente.

Nada obstante, o novo e atualizado Dicionário HOUAISS consigna que “etnia” é a “coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir; grupo étnico [Para alguns autores, a etnia pressupõe uma base biológica, podendo ser definida por uma raça, uma cultura ou ambas; o termo é evitado por parte da antropologia atual, por não haver recebido conceituação precisa, mas é comumente empr. na linguagem não terminológica.].”

Esse mesmo e autorizado Dicionário, quanto ao vocábulo “raça”, consigna que é a “divisão tradicional e arbitrária dos grupos humanos, determinada pelo conjunto de caracteres físicos hereditários (cor da pele, formato da cabeça, tipo de cabelo etc.) [Etnologicamente, a noção de raça é rejeitada por se considerar a proximidade cultural de maior relevância do que o fator racial.].”

“O objetivo das questões ou da discussão não deve ser a vitória e sim o aperfeiçoamento.” – Joseph Joubert

David Fares
Enviado por David Fares em 04/05/2013
Reeditado em 04/05/2013
Código do texto: T4273926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.