Vamos Ao Seu Comentário
Jajá de Guaraciaba, obrigado....Vamos ao seu comentário:
-" 'Eu não concordo:Para mim entregar (algo) em mãos é entregar (algo) com as duas mãos'. Quem escreveu isto, Américo? No período que está entre aspas há os seguintes erros: não se inicia orações com maiúscula após dois pontos e antes de verbo não se põe pronomes oblíquos, mas, do caso reto. Exemplo: para 'eu' entregar e não para 'mim' entregar." (Comentário recebido e publicado no Texto:4259298, o qual mais uma vez agradeço.)
-A coisa não é bem assim,Jajá.Há casos e casos.Quem me enviou isto deveria,neste caso, ter escrito com minúscula : "Eu não concordo:para mim entregar(algo) em mãos é entregar (algo) com as duas mãos."
Dic.Michaelis: "Os dois pontos são empregados para: a) Uma enumeração: ... Rubião recordou a sua entrada no escritório do Camacho, o modo porque falou: e daí tornou atrás.....// b)Uma citação: Muito animado, ele declarou: -Há muito não me divertia tanto! c) Um esclarecimento:Junior conseguiu o que mais queria: o cargo de supervisor do almoxarifado..."
Neste contexto,por se tratar de um esclarecimento, a pessoa não erraria, se tivesse escrito com minúscula:"Eu não concordo: para mim entregar (algo) em mãos é entregar (algo) com as duas mãos." Você está certo nesse ponto.
Porém erra ao afirmar: "...não se inicia orações com maiúscula após dois pontos...." -Então como vamos explicar a letra b) do Dic.Michaelis?
A verdade é que também há regras bem definidas quanto a isso, é necessário estudá-las.A explicação na Gramática Metódica do dr.Napoleão é excelente.Na Novíssima Gramática de Cegalla,neste caso específico,a explicação também está muito boa.
A pessoa erra ao empregar a maiúscula neste contexto e ao imaginar que entregar em mãos é entregar com as duas mãos erra duplamente. Entregar em mãos ou em mão é entregar PESSOALMENTE, EM PESSOA, DE CORPO PRESENTE. MAS NÃO ERRA AO EMPREGAR "para mim."
Uma coisa é dizer e escrever: "Isto é para eu entregar." -Isto é para quem entregar? -Eu:suj.da oração./// "Eu não concordo:para mim entregar (algo) em mãos é entregar (algo) com as duas mãos." ="Eu não concordo: entregar (algo) em mãos para mim é entregar algo com as duas mãos."
Procure saber sobre o assunto: dativo de interesse.Não tem cabimento escrever: "Eu não concordo:para eu entregar (=algo) em mãos é entregar (algo) com as duas mãos." ="Eu não concordo: entregar (algo) em mãos para eu é entregar algo com as duas mãos."
Corrigindo tudo: Eu não concordo:para mim entregar (algo) em mãos ou em mão é o mesmo que entregar (algo) pessoalmente (=em pessoa =de corpo presente).=Eu não concordo:entregar (algo) em mãos ou em mão para mim é o mesmo que entregar (algo) pessoalmente(=em pessoa =de corpo presente). Consulte, entre outras obras, a Gramática Latina e a Gramática Metódica do dr.Napoleão Mendes de Almeida. Dativo de interesse.