Desde Quando Entregar Algo Em Mãos Significa Entregar Algo Com as Duas Mãos?
Ora, por que ficar de "Sacconagem" com a língua portuguesa?Será que Sacconi e alguns outros nunca abriram um bom dicionário de latim?(Tradere in manibus: Entregar em mãos.) Não há erro nenhum nestas expressões ("em mão, em mãos") e o uso,também nesse caso específico, novamente impera. Se quiser, leia o Texto:4255830 -"Em Mão" ou "Em Mãos"?
Machado de Assis nos deixa claro em sua correspondência (RJ, 2 mar, 1868/...) que ele é o INTERMEDIÁRIO e que entregará a carta PESSOALMENTE ao destinatário: "... O portador desta carta é o Sr.Dr. Acrísio da Gama, Presidente da Comissão,que me pediu para entregar-lha em mão.Disponha /do velho amigo/ M.de Assis."
-Quem é o portador desta carta?
-Machado de Assis: "O portador desta carta é o Sr.Dr.Acrísio da Gama...."
Segundo suas próprias palavras,Machado é aí apenas um INTERMEDIÁRIO, a quem o portador da carta, o Sr. Dr. Acrísio da Gama, pediu [a Machado de Assis] que entregasse a alguém [DESTINATÁRIO] uma carta EM MÃO, ou seja, PESSOALMENTE.
Grande Dic.Larousse Cultural da Língua Portuguesa, pág.592: "Mão s.f. (do latim manus):....//Em mãos, em mão fórmula usada para indicar que uma encomenda ou correspondência deve ser entregue ao DESTINATÁRIO, PESSOALMENTE ou POR INTERMÉDIO DE TERCEIROS...."
Portanto, entregar algo EM MÃO significa entregar algo PESSOALMENTE ou POR INTERMÉDIO DE TERCEIROS.
-"Eu não concordo: para mim entregar (algo) em mãos é entregar (algo) com as duas mãos".
-Nada disso, preste atenção!
Dic.Larousse Cultural da Língua Portuguesa,p.592: "Mão s.f. (do latim manus) Em mãos, em mão fórmula usada para indicar que uma encomenda ou correspondência deve ser entregue ao destinatário PESSOALMENTE ou POR INTERMÉDIO DE TERCEIROS...."
Quem está falando em números de mãos? A expressão "em mãos, em mão" é sinônimo de "pessoalmente".
Clarice Lispector (Felicidade Clandestina): "...; até para aniversário ... ela nos entregava EM MÃOS [=pessoalmente] um cartão-postal...."
Entregar algo EM MÃO ou EM MÃOS é entregar algo a alguém PESSOALMENTE, conforme o exemplo de Clarice: "... ela nos entregava EM MÃOS (=PESSOALMENTE =EM PESSOA= DE CORPO PRESENTE) um cartão-postal... " ou por INTERMÉDIO DE TERCEIROS, conforme o exemplo de Machado: "... O portador desta carta é o Sr.Dr. Acrísio da Gama, Presidente da Comissão,que me pediu para entregar-lha EM MÃO (=PESSOALMENTE =EM PESSOA =DE CORPO PRESENTE) ...."
E aqui também EM MÃO [PESSOALMENTE,EM PESSOA,DE CORPO PRESENTE) ou EM MÃOS [PESSOALMENTE,EM PESSOA,DE CORPO PRESENTE) deixo este meu exemplo: Reginae domi librum IN MANIBUS tradere =Entregar o livro EM MÃOS (=EM PESSOA =PESSOALMENTE=DE CORPO PRESENTE) na casa da rainha.
Ora, quem está falando em números (de mãos) Sacconi?