ViruLentus(adj.)Latim,ViruLento (adj.) Português
Dic.Caldas Aulete, 5a Ed.:" VIRULENTO, adj. (pato) que tem natureza de vírus: que é causado pela influência de algum vírus: Doença VIRULENTA. O meu e o teu foram pomos venenosos que geraram as sementes daninhas da ambição, e esta, ora germe VIRULENTO, ora arma acerada, decepou os brotos felizes da vida e intoxicou a alma (Ant. Austregésio.Pequenos Males,p.81,5a ed.)// (Fig.) Cheio de fel, de rancor, de ódio;...: Acusação VIRULENTA; um escritor VIRULENTO.//F.lat. VIRULENTUS.
Dic.Português Latino (Francisco Torrinha): "Virulência,f., 1.Qualidade do que é VIRULENTO; acrimônia, f. Col. 2.Fig.: vírus, i, n, acerbitas, f. Cic.
VIRULENTO,adj. 1.Que tem vírus ou um princípio de infecção e de transmissão mórbida; pestilens, Cic. 2.Fig. acerbus, Cic; amarus, Quint.; asper, era, erum,Cic (cf.rancoroso)."
Grande Enciclopédia Larousse Cultural (p.5964): "Virulento adj. (Do lat. virulentus.) 1. Que tem natureza de vírus: micróbio VIRULENTO. -2.Que é provocado por vírus: afecção VIRULENTA. -3.Fig.Cheio de rancor, de ódio; acrimonioso:sátira VIRULENTA."
Dic.Caldas,5a ed.: " VIRULENTAMENTE, adv. de modo VIRULENTO; com virulência; com acrimônia:Por ocasião do célebre morbo, em 1857. Amorim escreveu judiciosas considerações sobre as epidemias e polemicou VIRULENTAMENTE nos periódicos com os contraditores de suas doutrinas. (Camilo, Cavar em Ruínas,XVIII,2. p.250.)"
Academia Brasileira de Letras - Júlio Ribeiro - Textos Escolhidos
www.academia.org.br ...: " .... Eu tenho reputação feita de escritor agressivo, de escritor VIRULENTO. .... VIRULENTO,sou; agressivo não...." (A Carne -Júlio Ribeiro).
A Corrupção Política. Obras Completas de Rui Barbosa.
V. 46, t. 2, 1919. p. 59: "... Não preciso descrever o traidor. Quem é que o não conhece? A natureza o fez esguio como a cegonha, para as migrações. Fê-lo escorregadio como a enguia, para as fugidas. Fê-lo, como o cameleão, cambiante e multicor, para as adaptações mais variadas. Fê-lo, com as duas disposições do morcego, para a dentada e o assopro, o afago e a sangria. Fê-lo rasteiro e virulento como a víbora,...."
O adjetivo virulento nos veio do ADJETIVO latino (virulentus) com L e não com s, conforme o Caldas, 5a edição, Delta Larousse etc. Portanto o certo é: Que lição VIRULENTA! ( e não "virusenta.") Não existe a palavra "virusento" nos bons dicionários, nas boas enciclopédias, nem nos bons escritores.
VIRULENTO é ADJETIVO português escrito com L, de acordo com o ADJETIVO latino VIRULENTUS: Latim, virulent(us) [ADJETIVO]; português, virulent(o) [ADJETIVO].