PONTUAÇÃO

Pontuação é a divisão da escrita através da colocação dos sinais gráficos. Os principais são:

I. Vírgula — é a pausa breve, que é usada:

1. Para separar as orações coordenadas assindéticas.

Maria da Penha saiu, Sílvia chegou em seguida.

2. Para separar termos independentes entre si, não ligados por conjunção.

A paz, a saúde, a alegria e o entusiasmo são os bens mais valiosos.

Observação — não se separam termos que mantêm estreita ligação lógica, como sujeito e verbo, verbo e seu complemento, substantivo e seu adjunto adnominal:

As crianças brincavam no parque.

Nós compraremos alguns livros.

Esta caixa verde é linda.

3. Nas intercalações.

Não contarei isto, pensei comigo, a ninguém.

4. Com expressões corretivas, explicativas, etc.

Você, por exemplo, é um ótimo amigo.

Eram oito, isto é, seis adultos e duas crianças.

5. Com o aposto.

Brasília, capital do Brasil, foi fundada em 1960.

6. Com o vocativo.

Antônio Carlos, venha cá.

7. Com as orações apositivas.

A grande aspiração de teu irmão, que consiga o cargo de diretor, realizar-se-á.

Observação — as outras orações substantivas serão seguidas de vírgula quando aparecerem em ordem inversa:

Se Gilda virá, não sabemos.

8. Com as orações adjetivas explicativas.

Os homens, que são seres racionais, são sensatos?

9. Geralmente com as orações adverbiais, principalmente quando aparecerem em ordem inversa.

À proporção que se aproximava da estranha casa, Silvano empalidecia.

10. Com os adjuntos adverbiais, quando aparecerem em ordem inversa.

Da porta da escola, o inspetor observava os alunos.

11. Para separar os termos aos quais queremos dar realce.

As cartas, abri-as e li.

12. Para indicar a elipse do verbo.

Os meninos sentaram-se sobre a grama e as meninas, em bancos de madeira.

13. Nas datas, separando os topônimos.

Rio de Janeiro, 27 de junho de 1990

14. Nos endereços, separando o numeral.

Rua Uruguai, 272

15. Antes da conjunção e quando ela é seguidamente repetida ou quando se deseja enfatizar uma ideia.

A Natureza oferece-nos a energia escondida na terra, e a suavidade da água, e a doçura do vento, e o calor do sol.

Amei sempre as palavras, e amo.

II. Ponto e Vírgula — é pausa mais longa do que a vírgula e menos longa do que o ponto, que é usado:

1. Em trechos longos, onde já existem vírgulas.

Há homens que são tempestade, rochedo e mar; outros há que são cor, música e luar.

2. Antes das conjunções coordenativas adversativas e conclusivas, quando se deseja acentuar seu sentido.

Ninguém disse nada; mas retiraram-se pensativos.

Nossa intenção é ajudá-los; por isso estamos aqui.

3. Separando os itens de leis, decretos, sentenças, regulamentos, etc.

Art. 1º. A educação nacional, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim:

a) a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade;

b) o respeito à dignidade e às liberdades fundamentais do homem.

(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)

III. Ponto — é a pausa mais longa, que é usado:

1. Para encerrar o período, podendo ser:

a. ponto continuativo: empregado em períodos que expressam pensamentos que sucedem-se uns aos outros na mesma linha.

Carlos Alberto saiu com a filha. Só voltaram à noite.

b. Ponto parágrafo: assinala a passagem de um a outro grupo de ideias e o texto continua na linha abaixo.

Era linda a situação da fazenda de Nossa Senhora do Boqueirão.

As águas majestosas do Paraíba regavam aquelas terras fertilíssimas, cobertas de abundantes lavouras e extensas ma¬tas virgens.

(José de Alencar, O Tronco do Ipê)

c. Ponto final: marca o final do texto.

Relanceou a vista pela paisagem do trabalho organizado. Só a terra era dócil e fiel. Só ela se afeiçoara ao seu cunho de bem-estar e de beleza. Só havia ordem nessa nova face da natureza educada por sua sensibilidade construtiva.

E recolheu-se com um travo de criador desiludido:

— Eu criei o meu mundo; mas nem Deus pôde fazer o homem à sua imagem e semelhança...

(José Américo de Almeida, A Bagaceira)

2. Nas abreviações.

V. Exa. falou muito bem.

IV. Dois Pontos — são principalmente usados:

1. Nos esclarecimentos ou explicações.

"Não és bom nem mau: és triste e humano..."

(Olavo Bilac, apud Celso Cunha)

2. Nas citações.

João Jorge olhou-os e disse: "Sou seu novo professor de Química".

3. Nas enumerações.

Conservou apenas o essencial: seus livros, seus discos, suas plantinhas.

4. Após palavras como: exemplo, nota, observação.

Nota: é importante pontuar corretamente.

5. Anunciando um aposto ou uma oração apositiva.

O que tens de mais belo é isto: teu amor ao próximo.

Tenho um grande sonho: encontrar a paz.

V. Ponto de Interrogação — é usado:

1. Nas interrogações diretas.

Quem quer nos ajudar?

2. Nos diálogos, indicando expectativa (pode ser repetido ou não).

— Creio que também você ouviu este estranho ruído.

— ??

Observações:

a. havendo dúvida a respeito daquilo que se indaga, pode-se usar reticências após o ponto de interrogação:

Ela não veio ainda?...

b. pode-se usar o ponto de interrogação seguido de ponto exclamativo, para indicar surpresa:

Você não sabia disso?!

VI. Ponto de Exclamação — é usado:

1. Nas frases exclamativas.

O meu país é Deus!

(Ciça Dutra)

2. Com interjeições e locuções interjetivas.

Silêncio! O bebê está dormindo.

Muito bem! Sua prova foi excelente.

3. Substituindo a vírgula após o vocativo.

Crianças! Venham jantar.

4. Repetido, para acentuar a entonação exclamativa.

Quero ser paz, como as nuvens são!!

Observações:

a. pode-se também acentuar a entonação exclamativa, usando-se reticências após o ponto de exclamação:

Absorve a pujança do mar!...

b. pode-se usar o ponto de exclamação seguido de ponto interrogativo, para indicar admiração:

Como ele pode comportar-se desta maneira!?

VII. Reticências — são principalmente usadas:

1. Indicando interrupção da frase.

De vez em quando...

2. Indicando hesitação.

Não sei... vou pensar.

3. Indicando que a ideia não se completa com a conclusão da frase.

Amo tocar os seixos, as algas, as conchas...

4. Realçando uma palavra ou expressão.

Ela é... maravilhosa.

Teu olhar me lembra... a luz da manhã.

5. Nos diálogos, indicando silêncio.

— Você não soube o que aconteceu?

— ...

6. Nas citações, indicando parte não mencionada, no início, no meio ou no fim do período.

"... lá estava Dante Alighieri de perfil, rosto magro, uma coroa de louros a circundar-lhe a cabeça, nariz reto e pontiagudo, queixo comprido também."

(Zélia Gattai)

VIII. Parênteses — são usados:

1. Para separar palavras ou frases que indicam explicação, reflexão ou comentário pronunciadas em tom de aparte.

Íamos todas as noites (como é bom lembrar!) sentar na areia da praia.

2. Nas indicações bibliográficas.

(João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro, 1980)

3. Nas indicações cênicas.

Joaquim: (Violento) Ainda somos o que fomos!

(Jorge Andrade)

4. Nos números e letras que indicam itens.

(1)

(a)

Observação — se o número ou letra iniciam o período, pode-se usar apenas o segundo parêntese ou substituí-lo por ponto:

1)

a)

IX. Colchetes — são uma variante dos parênteses, com emprego mais restrito; são usados:

1. Para isolar uma construção internamente já separada por parênteses.

(José de Alencar, O Guarani, 2ª Edição. Rio de Janeiro, B. L. Garnier Editor [1864])

2. Nas transcrições fonéticas.

[sõbr’a]

X. Chave — é usada para enfeixar as divisões de um determinado assunto.

Complamentos Verbais { objeto direto e objeto indireto

XI. Aspas — são principalmente usadas:

1. No princípio e no fim de uma citação.

"Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol."

(Dias Gomes, O Santo Inquérito)

Observação — se a citação não abrange todo o período, o ponto deve ficar após as aspas:

Ouça isto: "Amo contemplar-te nos cardumes das medusas que vão para os mares boreais". É de um poema de Jorge de Lima.

2. Ressaltando o valor de uma palavra ou expressão.

O paraíso é "aqui".

Peça "uma só" coisa de cada vez.

3. Em títulos de obras de arte.

Este é o "'São Francisco" de Portinari.

4. Em estrangeirismos ou gírias.

Ficaram esperando no "hall".

Que carro "bacana"!

5. Indicando que a palavra foi escrita de modo incorreto.

Quem é "ocê"?

XII. Asterisco — é usado com a finalidade de chamar a atenção do leitor para nota explicativa.

Diz Arnaldo Niskier no livro "A Nova Escola": "Em alguns Estados, a situação tornou-se realmente grave, com mulheres semi-analfabetas transformadas em professoras”.*

* Numa conferência na Faculdade de Educação da Universidade da Guanabara, o Professor Carlos Flexa Ribeiro contou um caso curioso, ocorrido no Pará: a professora e o aluno concluíram juntos o 1º ano primário.

XIII. Travessão — é usado principalmente:

1. Para indicar as falas no diálogo.

Stella continuou a falar:

— Só há um caminho para todos os seres: é o amor. Fora do amor não há salvação.

2. Para separar a oração intercalada, substituindo a vírgula.

Amanha à noite — Deus me ajude — resolverei tudo.

3. Para colocar em evidência palavra ou expressão.

Com exceção de tua amiga — Ana — todos compareceram.

Apenas um item — o número oito — é relevante.

4. Ligando palavras que formam uma cadeia na frase.

Ponte Rio—Niterói

Estrada de Ferro Santos—Jundiaí

XIV. Barra — é usada:

1. Para abreviar datas.

24/6/1989

Observação — podemos também usar o ponto:

10.02.1999

2. Para separar as orações no período.

Todos ficaram contentes / porque Regina chegara.

3. Para separar as sílabas métricas.

De / tan / to o / lhar / pa / ra / lon / ge

não / ve / jo o / que / pas / sa / per / to.

(Cecília Meireles)

LuciaArmenioLeal
Enviado por LuciaArmenioLeal em 29/12/2012
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