FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO -CAMPO DEDUTIVO
 

  01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
01                   F                    
02                   I                    
03                   G                    
04                   U                    
05                   R                    
06                   A                    
07                   S                    
08                   _                    
09                   D                    
10                   E                    
11                   _                    
12                   L                    
13                   I                    
14                   N                    
15                   G                    
16                   U                    
17                   A                    
18                   G                    
19                   E                    
20                   M                    
21                   _                    
22                   E                    
23                   M                    
24                   _                    
25                   F                    
26                   O                    
27                   C                    
28                   O                    
29                   _                    
 


FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO-“CAMPO DEDUTIVO” –(obedeça a ordem da coluna VERTICAL interligando a palavra-chave correspondenta à figura contida na passagem sublinhada abaixo a cada uma das letras da folha acima)


NA PASSARELA> APÓSTROFE, ANTÍTESE, ASSONÂNCIA, ANÁFORA, ALITERAÇÃO, ASSÍNDETO, ANTONOMÁSIA, CATACRESE, ELIPSE, EUFEMISMO, GRADAÇÃO, HIPÁLAGE, MHIPÉRBATO, HIPÉRBOLE, METÁFORA, METONÍMIA, PARADOXO, POLISSÍNDETO, PLEONASMO, PROSOPOPEIA, SINESTESIA e ZEUGMA.

01-“É preciso casar João, /É preciso suportar Antônio, /É preciso odiar Melquíades.” –(C. Drummond)

02-“Na rua deserta, nenhum sinal do bonde.” –(C. Lispector)

03-“Vive só para mim, só para minha vida, só para o meu amor.” –(O. Bilac)

04-“Nossos bosques têm mais vida, /Nossa vida mais amores.” –(G. Dias)

05--“A grita se alevanta aos céus da gente.” –(Camões)

06-“Quero converter-vos a vós...” –(Pe. Vieira)

07-“E o Niágara ia cantar aos mares.../E o Chimborazo arremessava aos ares...” –(C. Alves)

08- (...)

09-“Eu tinha a fama, a palavra, a carreira política...” –(J. Nabuco)

10-“Fluindo à fina flor dos fenos.” –(desconhecido)

11-(...)

12-“Tudo era lânguido, e vazio, e descampado e deserto.” –(G. Aranha)

13-“.../ Como um perfume a tudo perfumava /Era um som feito de luz, eram volatas...” –(C. Sousa)

14-“O trilo dos grilos tímidos” –(desconhecido)

15-(...)

16-“Todos os antigos foram estudar geologia dos campos santos.” –(M. Assis)

17-“Já não me desperta curiosidade esse nhenhennhém dos jornalistas.”
–(desconhecido)


18-“As tias fazendo as suas meias sonolentas...” –(E. Queirós)

19-“Mais servira se não fora /Para tão longo amor tão curta a vida.” –(Camões)

20-“O Aleijadinho nos deixou esculpida na pedra a história de uma época.”
–(desconhecido)


21-(...)

22-“Rios te correrão dos olhos, se chorares!” –(O. Bilac)

23-“Porém já cinco sóis eram passados /Que dali nos partíramos...” –(Camões)

24-(...)

25-“Não basta ainda de dor, ó Deus terrível?...” –(C. Alves)

26-“... Aves em bandos destacados, /Por céus de oiro e de púrpura raiados, /Fogem.” –(R. Correia)

27-“Ele enterrou uma farpa na mão ao cair.” –(desconhecido)

28-“... é dor que desatina sem doer...” –(Camões)


                             (Professor – Ademir Rêgo de Oliveira – 2012)

                .....................................................................................................

     *SE PREFERIR CONSULTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO* -(elas correspondem à mesma sequência anterior)                    


“FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO” –“CAMPO TEÓRICO”

01>’repetição de palavra ou expressão no começo de várias frases ou orações’.

02>’omissão de um termo não anunciado anteriormente’.

03>’consiste na apresentação de ideias em progressão ascendente ou
descendente’.


04>’omissão de um termo já anunciado anteriormente’.

05>’é a inversão da ordem natural das palavras na oração, ou a ordem das orações no período’.

06>’redundância de informação desnecessária embora seja a título de reforço’.

07>atribuição de ações ou qualidades animadas a seres inanimados’.

09>’omissão sucessiva do conectivo “E” entre orações ou frases’.

10>’repetição sucessiva de uma mesma consoante visando musicalizar a
mensagem’.


12>’repetição sucessiva do conectivo “E” entre orações ou frases’.

13>’é a interpenetração de planos sensoriais, isto é, mistura das sensações’.

14>’repetição sucessiva de uma mesma vogal visando musicalizar a mensagem’.

16>’uso de palavra ou expressão que visa abrandar (amenizar) um fato ou uma informação’.

17>’é decorrente no som produzido por uma palavra ou expressão representativa da própria coisa’.

18>’consiste em se atribuir a uma palavra o sentido que pertence a outra da mesma frase’.

19> confronto de ideias de sentidos opostos, contrários’.

20>’consiste no uso de um termo que evidencia um único ser’.

22>’uso de expressão de sentido exagerado’.

23>’baseia-se numa relação de contigüidade onde a ideia evocada reflete o ser ao qual se estabelece a interdependência’.

25>’é a interpelação emotiva de pessoas ou coisas personificadas’.

26>’consiste na afirmação baseada num termo de função conotativa pela relação de semelhança entre ambos’.

27>’consiste em se dar um novo sentido a um termo por não haver outro mais apropriado’.

28>’encerra ideias contrastantes num só pensamento’.


                      (Professor: Ademir Rêgo de Oliveira/2012)
 
 



Profaro
Enviado por Profaro em 08/12/2012
Reeditado em 08/12/2012
Código do texto: T4026286
Classificação de conteúdo: seguro