FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO -CAMPO DEDUTIVO
FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO-“CAMPO DEDUTIVO” –(obedeça a ordem da coluna VERTICAL interligando a palavra-chave correspondenta à figura contida na passagem sublinhada abaixo a cada uma das letras da folha acima)
NA PASSARELA> APÓSTROFE, ANTÍTESE, ASSONÂNCIA, ANÁFORA, ALITERAÇÃO, ASSÍNDETO, ANTONOMÁSIA, CATACRESE, ELIPSE, EUFEMISMO, GRADAÇÃO, HIPÁLAGE, MHIPÉRBATO, HIPÉRBOLE, METÁFORA, METONÍMIA, PARADOXO, POLISSÍNDETO, PLEONASMO, PROSOPOPEIA, SINESTESIA e ZEUGMA.
01-“É preciso casar João, /É preciso suportar Antônio, /É preciso odiar Melquíades.” –(C. Drummond)
02-“Na rua deserta, nenhum sinal do bonde.” –(C. Lispector)
03-“Vive só para mim, só para minha vida, só para o meu amor.” –(O. Bilac)
04-“Nossos bosques têm mais vida, /Nossa vida mais amores.” –(G. Dias)
05--“A grita se alevanta aos céus da gente.” –(Camões)
06-“Quero converter-vos a vós...” –(Pe. Vieira)
07-“E o Niágara ia cantar aos mares.../E o Chimborazo arremessava aos ares...” –(C. Alves)
08- (...)
09-“Eu tinha a fama, a palavra, a carreira política...” –(J. Nabuco)
10-“Fluindo à fina flor dos fenos.” –(desconhecido)
11-(...)
12-“Tudo era lânguido, e vazio, e descampado e deserto.” –(G. Aranha)
13-“.../ Como um perfume a tudo perfumava /Era um som feito de luz, eram volatas...” –(C. Sousa)
14-“O trilo dos grilos tímidos” –(desconhecido)
15-(...)
16-“Todos os antigos foram estudar geologia dos campos santos.” –(M. Assis)
17-“Já não me desperta curiosidade esse nhenhennhém dos jornalistas.”
–(desconhecido)
18-“As tias fazendo as suas meias sonolentas...” –(E. Queirós)
19-“Mais servira se não fora /Para tão longo amor tão curta a vida.” –(Camões)
20-“O Aleijadinho nos deixou esculpida na pedra a história de uma época.”
–(desconhecido)
21-(...)
22-“Rios te correrão dos olhos, se chorares!” –(O. Bilac)
23-“Porém já cinco sóis eram passados /Que dali nos partíramos...” –(Camões)
24-(...)
25-“Não basta ainda de dor, ó Deus terrível?...” –(C. Alves)
26-“... Aves em bandos destacados, /Por céus de oiro e de púrpura raiados, /Fogem.” –(R. Correia)
27-“Ele enterrou uma farpa na mão ao cair.” –(desconhecido)
28-“... é dor que desatina sem doer...” –(Camões)
(Professor – Ademir Rêgo de Oliveira – 2012)
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*SE PREFERIR CONSULTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO* -(elas correspondem à mesma sequência anterior)
“FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO” –“CAMPO TEÓRICO”
01>’repetição de palavra ou expressão no começo de várias frases ou orações’.
02>’omissão de um termo não anunciado anteriormente’.
03>’consiste na apresentação de ideias em progressão ascendente ou
descendente’.
04>’omissão de um termo já anunciado anteriormente’.
05>’é a inversão da ordem natural das palavras na oração, ou a ordem das orações no período’.
06>’redundância de informação desnecessária embora seja a título de reforço’.
07>atribuição de ações ou qualidades animadas a seres inanimados’.
09>’omissão sucessiva do conectivo “E” entre orações ou frases’.
10>’repetição sucessiva de uma mesma consoante visando musicalizar a
mensagem’.
12>’repetição sucessiva do conectivo “E” entre orações ou frases’.
13>’é a interpenetração de planos sensoriais, isto é, mistura das sensações’.
14>’repetição sucessiva de uma mesma vogal visando musicalizar a mensagem’.
16>’uso de palavra ou expressão que visa abrandar (amenizar) um fato ou uma informação’.
17>’é decorrente no som produzido por uma palavra ou expressão representativa da própria coisa’.
18>’consiste em se atribuir a uma palavra o sentido que pertence a outra da mesma frase’.
19> confronto de ideias de sentidos opostos, contrários’.
20>’consiste no uso de um termo que evidencia um único ser’.
22>’uso de expressão de sentido exagerado’.
23>’baseia-se numa relação de contigüidade onde a ideia evocada reflete o ser ao qual se estabelece a interdependência’.
25>’é a interpelação emotiva de pessoas ou coisas personificadas’.
26>’consiste na afirmação baseada num termo de função conotativa pela relação de semelhança entre ambos’.
27>’consiste em se dar um novo sentido a um termo por não haver outro mais apropriado’.
28>’encerra ideias contrastantes num só pensamento’.
(Professor: Ademir Rêgo de Oliveira/2012)
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | |
01 | F | |||||||||||||||||||
02 | I | |||||||||||||||||||
03 | G | |||||||||||||||||||
04 | U | |||||||||||||||||||
05 | R | |||||||||||||||||||
06 | A | |||||||||||||||||||
07 | S | |||||||||||||||||||
08 | _ | |||||||||||||||||||
09 | D | |||||||||||||||||||
10 | E | |||||||||||||||||||
11 | _ | |||||||||||||||||||
12 | L | |||||||||||||||||||
13 | I | |||||||||||||||||||
14 | N | |||||||||||||||||||
15 | G | |||||||||||||||||||
16 | U | |||||||||||||||||||
17 | A | |||||||||||||||||||
18 | G | |||||||||||||||||||
19 | E | |||||||||||||||||||
20 | M | |||||||||||||||||||
21 | _ | |||||||||||||||||||
22 | E | |||||||||||||||||||
23 | M | |||||||||||||||||||
24 | _ | |||||||||||||||||||
25 | F | |||||||||||||||||||
26 | O | |||||||||||||||||||
27 | C | |||||||||||||||||||
28 | O | |||||||||||||||||||
29 | _ |
FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO-“CAMPO DEDUTIVO” –(obedeça a ordem da coluna VERTICAL interligando a palavra-chave correspondenta à figura contida na passagem sublinhada abaixo a cada uma das letras da folha acima)
NA PASSARELA> APÓSTROFE, ANTÍTESE, ASSONÂNCIA, ANÁFORA, ALITERAÇÃO, ASSÍNDETO, ANTONOMÁSIA, CATACRESE, ELIPSE, EUFEMISMO, GRADAÇÃO, HIPÁLAGE, MHIPÉRBATO, HIPÉRBOLE, METÁFORA, METONÍMIA, PARADOXO, POLISSÍNDETO, PLEONASMO, PROSOPOPEIA, SINESTESIA e ZEUGMA.
01-“É preciso casar João, /É preciso suportar Antônio, /É preciso odiar Melquíades.” –(C. Drummond)
02-“Na rua deserta, nenhum sinal do bonde.” –(C. Lispector)
03-“Vive só para mim, só para minha vida, só para o meu amor.” –(O. Bilac)
04-“Nossos bosques têm mais vida, /Nossa vida mais amores.” –(G. Dias)
05--“A grita se alevanta aos céus da gente.” –(Camões)
06-“Quero converter-vos a vós...” –(Pe. Vieira)
07-“E o Niágara ia cantar aos mares.../E o Chimborazo arremessava aos ares...” –(C. Alves)
08- (...)
09-“Eu tinha a fama, a palavra, a carreira política...” –(J. Nabuco)
10-“Fluindo à fina flor dos fenos.” –(desconhecido)
11-(...)
12-“Tudo era lânguido, e vazio, e descampado e deserto.” –(G. Aranha)
13-“.../ Como um perfume a tudo perfumava /Era um som feito de luz, eram volatas...” –(C. Sousa)
14-“O trilo dos grilos tímidos” –(desconhecido)
15-(...)
16-“Todos os antigos foram estudar geologia dos campos santos.” –(M. Assis)
17-“Já não me desperta curiosidade esse nhenhennhém dos jornalistas.”
–(desconhecido)
18-“As tias fazendo as suas meias sonolentas...” –(E. Queirós)
19-“Mais servira se não fora /Para tão longo amor tão curta a vida.” –(Camões)
20-“O Aleijadinho nos deixou esculpida na pedra a história de uma época.”
–(desconhecido)
21-(...)
22-“Rios te correrão dos olhos, se chorares!” –(O. Bilac)
23-“Porém já cinco sóis eram passados /Que dali nos partíramos...” –(Camões)
24-(...)
25-“Não basta ainda de dor, ó Deus terrível?...” –(C. Alves)
26-“... Aves em bandos destacados, /Por céus de oiro e de púrpura raiados, /Fogem.” –(R. Correia)
27-“Ele enterrou uma farpa na mão ao cair.” –(desconhecido)
28-“... é dor que desatina sem doer...” –(Camões)
(Professor – Ademir Rêgo de Oliveira – 2012)
.....................................................................................................
*SE PREFERIR CONSULTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO* -(elas correspondem à mesma sequência anterior)
“FIGURAS DE LINGUAGEM EM FOCO” –“CAMPO TEÓRICO”
01>’repetição de palavra ou expressão no começo de várias frases ou orações’.
02>’omissão de um termo não anunciado anteriormente’.
03>’consiste na apresentação de ideias em progressão ascendente ou
descendente’.
04>’omissão de um termo já anunciado anteriormente’.
05>’é a inversão da ordem natural das palavras na oração, ou a ordem das orações no período’.
06>’redundância de informação desnecessária embora seja a título de reforço’.
07>atribuição de ações ou qualidades animadas a seres inanimados’.
09>’omissão sucessiva do conectivo “E” entre orações ou frases’.
10>’repetição sucessiva de uma mesma consoante visando musicalizar a
mensagem’.
12>’repetição sucessiva do conectivo “E” entre orações ou frases’.
13>’é a interpenetração de planos sensoriais, isto é, mistura das sensações’.
14>’repetição sucessiva de uma mesma vogal visando musicalizar a mensagem’.
16>’uso de palavra ou expressão que visa abrandar (amenizar) um fato ou uma informação’.
17>’é decorrente no som produzido por uma palavra ou expressão representativa da própria coisa’.
18>’consiste em se atribuir a uma palavra o sentido que pertence a outra da mesma frase’.
19> confronto de ideias de sentidos opostos, contrários’.
20>’consiste no uso de um termo que evidencia um único ser’.
22>’uso de expressão de sentido exagerado’.
23>’baseia-se numa relação de contigüidade onde a ideia evocada reflete o ser ao qual se estabelece a interdependência’.
25>’é a interpelação emotiva de pessoas ou coisas personificadas’.
26>’consiste na afirmação baseada num termo de função conotativa pela relação de semelhança entre ambos’.
27>’consiste em se dar um novo sentido a um termo por não haver outro mais apropriado’.
28>’encerra ideias contrastantes num só pensamento’.
(Professor: Ademir Rêgo de Oliveira/2012)