ESOTÉRICO. EXOTÉRICO. ESOTERISMO
Exotérico e esotérico eram tipos de ensinamentos na Grécia Antiga. O primeiro era transmitido ao público nas escolas, sem restrição, porquanto fosse de fácil assimilação. Se tratava de um saber dialético, provável e verossímel e que interessava a todos. Já o saber esotérico se ensinava em escolas filosóficas exclusivamente a quem já era totalmente instruído nele, pois o público em geral não se interessava por ele e não o entendia, uma vez que se referia a um conhecimento obscuro, hermético, que só um grupo fechado compreendia.
Esoterismo: Doutrina segundo a qual o ensinamento da verdade (científica, filosófica ou religiosa) é voltado apenas para um grupo de iniciados, pois só eles a entende.
Importa observar que determinado conteúdo nem sempre é inacessível ao público em geral. A linguagem usada é que complica.
Qualquer pessoa medianamente informada que abrir um livro de filosofia de Voltaire entenderá tudo que ele disse. Não só vai compreender, mas, principalmente, apreciá-lo-á. Essa mesma pessoa não irá entender nada se for ler os livros de Kant. Nesse sentido, podemos dizer que o filósofo francês tinha um estilo exotérico; já o alemão ecrevia esotericamente.
Ambos foram profundos em seus pensamentos e reflexões, mas o autor das Cartas Inglesas era extremamente conciso, claro, preciso e objetivo, enquanto o escritor da Crítica da Razão Pura era obscuro e absconso a não mais poder.