Produção de Textos X

Para quem quer aprender a gostar (fragmento)

Arthur da Távola

Talvez seja tão simples, tolo e natural, que você nunca tenha parado para pensar em aprender a fazer bonito o seu amor! Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito. Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito. Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender.

T

Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor bonito? De que está tirando o gosto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria do encontro, da dor do desencontro, a maior beleza possível? Talvez não.

Não tema o romantismo. Derrube as cercas de opinião alheia. Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama. Saia cantando e olhe alegre. Recomendam-se encabulamentos. Ser flagrado gostando; não se cansar de olhar; olhar e não atrapalhar a vivência com teorizações, adiar sempre com beijos, "aquela conversa importante que precisamos ter"; arquivar as reclamações pela pouca atenção recebida.

Não tenha medo exatamente de tudo que você teme, como: a sinceridade; não dar certo; depois vir a sofrer (sofrerá de qualquer jeito); abrir o coração; contar a verdade do tamanho do amor que sente.

Jogue pro alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, esperteza, atitudes subitamente eficazes (não é sábio ser sabido); seja apenas você no auge de sua emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser. Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs. Falando besteiras, mas criando sempre. Gaguejando flores. Sentindo o coração bater como no tempo do natal infantil. Revivendo os carinhos que intuiu em criança. Sem medo de dizer eu quero, eu gosto, eu estou com vontade.

Talvez aí, você consiga fazer o seu amor bonito, ou fazer bonito o seu amor, ou bonitar fazendo amor, ou amar fazendo seu amor bonito, sempre que ele seja a verdadeira expressão de tudo que você é e nunca conseguiu, soube, pôde...

Proposta de Produção Textual

Você vai criar um manual com dez outros conselhos que você julga importantes “para quem quer aprender a gostar”. Para isso, reflita sobre os sentimentos e as atitudes relevantes para que um relacionamento seja “bonito”, como amor, respeito, confiança, etc.

Kate Lúcia Portela
Enviado por Kate Lúcia Portela em 18/10/2012
Código do texto: T3939601
Classificação de conteúdo: seguro