Gramática e Interpretação de Textos XVIII
O Caderno
Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, a você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)
Questões:
1- O texto foi escrito em 1ª pessoa (eu): “Sou eu que vou seguir você”. Quem é esse “eu”? Comprove sua resposta com um trecho do texto.
2- Retire do texto palavras que indiquem ações praticadas por esse “eu”. O que essas ações revelam sobre o comportamento desse “eu”?
3- Em que formato foi escrito o texto? Como você o identificou?
4- As palavras “colega”, “confidente” e “fiel” referem-se a quê ou a quem? O que essas qualidades revelam sobre esse algo ou alguém?
5- A partir do trecho “Se seu pranto molhar meu papel”, suponha: qual seria o motivo desse pranto?
6- Observe: “Quando surgirem SEUS PRIMEIROS RAIOS DE MULHER”. O que sugere o trecho em destaque?
7- Você acha possível ser amigo de um ser não-vivo, de um objeto? Como isso aconteceria?
8- Você gostou do texto? Por quê?
Proposta de Produção Textual
No poema-canção, existem pistas de como seria o interior do “caderno”, da menina. Você vai imaginar como seria uma das páginas desse caderno, criando mensagens escritas ou ilustrações.