"VÍRGULA" - 'UMA QUESTÃO DE PAUSA'
VÍRGULA> (,)- sinal de pontuação objetivando fazer uma ‘pausa’, uma ‘objeção’, uma ‘restrição’, ou até mesmo um comentário a respeito de outrem.
USO DA VÍRGULA
A. “para separar termos equivalentes”: de mesma classe gramatical; de mesma função sintática; de mesmo teor morfossintático.
Exemplo: João, Maria, Antônio e José chegaram de viagem.
(observe que o ‘último ‘ elemento da relação receberá a vogal de ligação “e”, sem vírgula).
Exemplo: João comprou livros, cadernos, lápis e borrachas.
B. Para isolar os termos sintáticos: VOCATIVO e APOSTO.
Exemplo: Companheiros de profissão, eu quero que arregacem as mangas.
(COMPANHEIROS DE PROFISSÃO> expressão de chamamento: VOCATIVO)
Exemplo: Chegaram os visitantes, professores e alunos, para a visitação.
(PROFESSORES E ALUNOS> expressão explicativa: APOSTO)
C. Para assinalar a inversão dos ADJUNTOS ADVERBIAIS.
Exemplo: Todos estavam silenciosos por algum momento. (ordem direta de construção)
Mas: Por algum momento, silenciosos, todos estavam. (ordem inversa de construção)
D. Para isolar os locais das datas ou dos demais termos da frase.
Exemplo: Belford Roxo, 05 de outubro de 2012.
Exemplo: Tudo começou naquela tarde, 10 de janeiro de 1949.
E. Para marcar a supressão de um VERBO.
Exemplo: Eu fico aqui, você, do outro lado. (“... você FICA do outro lado.)
(Este caso corresponde à figura ZEUGMA)
F. Para isolar determinadas palavras ou expressões de valor explicativo, continuativo, conclusivo.
(por exemplo / isto é / com efeito / aliás / outrossim / ou melhor / a saber / etc.)
Exemplo: Eu tenho dois amigos, aliás, três.
G. Para isolar ORAÇÕES OU TERMOS INTERCALADOS.
Exemplo: A ela lhe pareceu, sob olhares atentos, ser uma ilusão de ótica.
H. Na construção frasal na qual o COMPLEMENTO VERBAL, por estar anteposto a este, aparece repetido através de um pronome oblíquo.
Exemplo: As flores, eu ‘as’ dei às professoras.
Exemplo: Ao ajudante, eu ‘lhe’ paguei horas extras.
(Observa que o ‘complemento verbal’ OBJETO DIRETO tem representatividade nos pronomes pessoais oblíquos “o/a/os/as”; enquanto que o ‘complemento verbal ’ OBJETO INDIRETO é representado pelo pronome pessoal oblíquo “lhe/lhes”.
I. Antecedendo o pronome relativo na ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA. (que se verifica na informação que retoma um termo antecedente de maneira geral)
Exemplo: O homem, que tem a vida limitada pelo tempo, é eterno insatisfeito.
J. No período no qual a ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL antecede a oração principal.
(trata-se da ordem inversa de construção)
Exemplo: Consegui boas notas nas provas EMBORA NÃO TIVESSE ESTUDADO. (período composto> ORAÇÃO PRINCIPAL + ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: ordem direta de construção – SEM VÍRGULA).
Exemplo: EMBORA NÃO TIVESSE ESTUDA, consegui boas notas nas provas. (período composto> ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL + ORAÇÃO PRINCIPAL: ordem inversa de construção – COM VÍRGULA entre ambas).
K. Antes de cada ORAÇÃO COORDENADA (SINDÉTICA ou ASSINDÉTICA).
Exemplo: Eles vieram, mas não ficaram por muito tempo. (sindética)
Exemplo: Faça sua atividade, assine o ponto e vá descansar. (assindética)
ATENÇÃO: “Não se usará a vírgula, anteposta à conjunção ‘E’, que ligar duas orações cujos verbos tenham o mesmo termo para ‘sujeito’.
Exemplo: A criança entrou no quarto ‘e’ dormiu rapidamente. (CRIANÇA> sujeito simples das duas ações verbais: entrar e dormir)
NOTAS IMPORTANTES> “não se usa a vírgula nos seguintes casos”:
I. “Entre o SUJEITO e o PREDICADO” – exemplo: A [casa caiu] com o terremoto.
II. “Entre o VERBO e seu COMPLEMENTO” – exemplo: Eu [entreguei o livro] ao aluno.
III. “Entre a ORAÇÃO PRINCIPAL e a ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA” – exemplo: (Eu quero / que tudo ocorra com normalidade).
(Professor: Ademir Rêgo de Oliveira / 2012)
VÍRGULA> (,)- sinal de pontuação objetivando fazer uma ‘pausa’, uma ‘objeção’, uma ‘restrição’, ou até mesmo um comentário a respeito de outrem.
USO DA VÍRGULA
A. “para separar termos equivalentes”: de mesma classe gramatical; de mesma função sintática; de mesmo teor morfossintático.
Exemplo: João, Maria, Antônio e José chegaram de viagem.
(observe que o ‘último ‘ elemento da relação receberá a vogal de ligação “e”, sem vírgula).
Exemplo: João comprou livros, cadernos, lápis e borrachas.
B. Para isolar os termos sintáticos: VOCATIVO e APOSTO.
Exemplo: Companheiros de profissão, eu quero que arregacem as mangas.
(COMPANHEIROS DE PROFISSÃO> expressão de chamamento: VOCATIVO)
Exemplo: Chegaram os visitantes, professores e alunos, para a visitação.
(PROFESSORES E ALUNOS> expressão explicativa: APOSTO)
C. Para assinalar a inversão dos ADJUNTOS ADVERBIAIS.
Exemplo: Todos estavam silenciosos por algum momento. (ordem direta de construção)
Mas: Por algum momento, silenciosos, todos estavam. (ordem inversa de construção)
D. Para isolar os locais das datas ou dos demais termos da frase.
Exemplo: Belford Roxo, 05 de outubro de 2012.
Exemplo: Tudo começou naquela tarde, 10 de janeiro de 1949.
E. Para marcar a supressão de um VERBO.
Exemplo: Eu fico aqui, você, do outro lado. (“... você FICA do outro lado.)
(Este caso corresponde à figura ZEUGMA)
F. Para isolar determinadas palavras ou expressões de valor explicativo, continuativo, conclusivo.
(por exemplo / isto é / com efeito / aliás / outrossim / ou melhor / a saber / etc.)
Exemplo: Eu tenho dois amigos, aliás, três.
G. Para isolar ORAÇÕES OU TERMOS INTERCALADOS.
Exemplo: A ela lhe pareceu, sob olhares atentos, ser uma ilusão de ótica.
H. Na construção frasal na qual o COMPLEMENTO VERBAL, por estar anteposto a este, aparece repetido através de um pronome oblíquo.
Exemplo: As flores, eu ‘as’ dei às professoras.
Exemplo: Ao ajudante, eu ‘lhe’ paguei horas extras.
(Observa que o ‘complemento verbal’ OBJETO DIRETO tem representatividade nos pronomes pessoais oblíquos “o/a/os/as”; enquanto que o ‘complemento verbal ’ OBJETO INDIRETO é representado pelo pronome pessoal oblíquo “lhe/lhes”.
I. Antecedendo o pronome relativo na ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA. (que se verifica na informação que retoma um termo antecedente de maneira geral)
Exemplo: O homem, que tem a vida limitada pelo tempo, é eterno insatisfeito.
J. No período no qual a ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL antecede a oração principal.
(trata-se da ordem inversa de construção)
Exemplo: Consegui boas notas nas provas EMBORA NÃO TIVESSE ESTUDADO. (período composto> ORAÇÃO PRINCIPAL + ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: ordem direta de construção – SEM VÍRGULA).
Exemplo: EMBORA NÃO TIVESSE ESTUDA, consegui boas notas nas provas. (período composto> ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL + ORAÇÃO PRINCIPAL: ordem inversa de construção – COM VÍRGULA entre ambas).
K. Antes de cada ORAÇÃO COORDENADA (SINDÉTICA ou ASSINDÉTICA).
Exemplo: Eles vieram, mas não ficaram por muito tempo. (sindética)
Exemplo: Faça sua atividade, assine o ponto e vá descansar. (assindética)
ATENÇÃO: “Não se usará a vírgula, anteposta à conjunção ‘E’, que ligar duas orações cujos verbos tenham o mesmo termo para ‘sujeito’.
Exemplo: A criança entrou no quarto ‘e’ dormiu rapidamente. (CRIANÇA> sujeito simples das duas ações verbais: entrar e dormir)
NOTAS IMPORTANTES> “não se usa a vírgula nos seguintes casos”:
I. “Entre o SUJEITO e o PREDICADO” – exemplo: A [casa caiu] com o terremoto.
II. “Entre o VERBO e seu COMPLEMENTO” – exemplo: Eu [entreguei o livro] ao aluno.
III. “Entre a ORAÇÃO PRINCIPAL e a ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA” – exemplo: (Eu quero / que tudo ocorra com normalidade).
(Professor: Ademir Rêgo de Oliveira / 2012)