"VÍRGULA" - 'UMA QUESTÃO DE PAUSA'

VÍRGULA> (,)- sinal de pontuação objetivando fazer uma ‘pausa’, uma ‘objeção’, uma ‘restrição’, ou até mesmo um comentário a respeito de outrem.

USO DA VÍRGULA

A.    “para separar termos equivalentes”: de mesma classe gramatical; de mesma função sintática; de mesmo teor morfossintático.

Exemplo: João, Maria, Antônio e José chegaram de viagem.

(observe que o ‘último ‘ elemento da relação receberá a vogal de ligação “e”, sem vírgula).

Exemplo: João comprou livros, cadernos, lápis e borrachas.

B.    Para isolar os termos sintáticos: VOCATIVO e APOSTO.

Exemplo: Companheiros de profissão, eu quero que arregacem as mangas.
(COMPANHEIROS DE PROFISSÃO> expressão de chamamento: VOCATIVO)

Exemplo: Chegaram os visitantes, professores e alunos, para a visitação.
(PROFESSORES E ALUNOS> expressão explicativa: APOSTO)

C.    Para assinalar a inversão dos ADJUNTOS ADVERBIAIS.

Exemplo: Todos estavam silenciosos por algum momento. (ordem direta de construção)

Mas: Por algum momento, silenciosos, todos estavam. (ordem inversa de construção)

D.    Para isolar os locais das datas ou dos demais termos da frase.

Exemplo: Belford Roxo, 05 de outubro de 2012.

Exemplo: Tudo começou naquela tarde, 10 de janeiro de 1949.

E.    Para marcar a supressão de um VERBO.

Exemplo: Eu fico aqui, você, do outro lado. (“... você FICA do outro lado.)

(Este caso corresponde à figura ZEUGMA)

F.    Para isolar determinadas palavras ou expressões de valor explicativo, continuativo, conclusivo.
(por exemplo / isto é / com efeito / aliás / outrossim / ou melhor / a saber / etc.)

Exemplo: Eu tenho dois amigos, aliás, três.

G.    Para isolar ORAÇÕES OU TERMOS INTERCALADOS.

Exemplo: A ela lhe pareceu, sob olhares atentos, ser uma ilusão de ótica.

H.    Na construção frasal na qual o COMPLEMENTO VERBAL, por estar anteposto a este, aparece repetido através de um pronome oblíquo.

Exemplo: As flores, eu ‘as’ dei às professoras.

Exemplo: Ao ajudante, eu ‘lhe’ paguei horas extras.

(Observa que o ‘complemento verbal’ OBJETO DIRETO tem representatividade nos pronomes pessoais oblíquos “o/a/os/as”; enquanto que o ‘complemento verbal ’ OBJETO INDIRETO é representado pelo pronome pessoal oblíquo “lhe/lhes”.

I.    Antecedendo o pronome relativo na ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA. (que se verifica na informação que retoma um termo antecedente de maneira geral)

Exemplo: O homem, que tem a vida limitada pelo tempo, é eterno insatisfeito.

J.    No período no qual a ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL antecede a oração principal.
(trata-se da ordem inversa de construção)

Exemplo: Consegui boas notas nas provas EMBORA NÃO TIVESSE ESTUDADO. (período composto> ORAÇÃO PRINCIPAL + ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL: ordem direta de construção – SEM VÍRGULA).

Exemplo: EMBORA NÃO TIVESSE ESTUDA, consegui boas notas nas provas. (período composto> ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL + ORAÇÃO PRINCIPAL: ordem inversa de construção – COM VÍRGULA entre ambas).

K.    Antes de cada ORAÇÃO COORDENADA (SINDÉTICA ou ASSINDÉTICA).
Exemplo: Eles vieram, mas não ficaram por muito tempo. (sindética)

Exemplo: Faça sua atividade, assine o ponto e vá descansar. (assindética)

ATENÇÃO: “Não se usará a vírgula, anteposta à conjunção ‘E’, que ligar duas orações cujos verbos tenham o mesmo termo para ‘sujeito’.

Exemplo: A criança entrou no quarto ‘e’ dormiu rapidamente. (CRIANÇA> sujeito simples das duas ações verbais: entrar e dormir)


NOTAS IMPORTANTES> “não se usa a vírgula nos seguintes casos”:

I. “Entre o SUJEITO e o PREDICADO” – exemplo: A [casa caiu] com o terremoto.

II. “Entre o VERBO e seu COMPLEMENTO” – exemplo: Eu [entreguei o livro] ao aluno.

III. “Entre a ORAÇÃO PRINCIPAL e a ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA” – exemplo: (Eu quero / que tudo ocorra com normalidade).

                     (Professor: Ademir Rêgo de Oliveira / 2012)
Profaro
Enviado por Profaro em 08/10/2012
Reeditado em 17/10/2012
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