Gramática e Interpretação de Textos XV
Livro ― A Troca
Lygia Bojunga
Pra mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida. Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado.
E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro prá brincar de morar em livro.
De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes).
Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.
Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.
Mas fui pegando intimidade com as palavras.
E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas.
Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.
Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia;
E de barriga assim cheia me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.
Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que ― no meu jeito de
ver as coisas ― é a troca da própria vida.
Quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.
Mas como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei de alargar a troca:
Comecei a fabricar tijolo pra ― em algum lugar ―
uma criança juntar com outros e levantar a casa onde ela vai morar.
Questões sobre o texto
1)Por que você acha que o título desse texto é “A troca”?
2)Por que, para descobrir o mundo, primeiro a personagem olhou para os desenhos e depois para as palavras?
3)No texto, o livro encontra-se personificado. Aponte trechos que comprovem essa afirmativa.
4)De que maneira os livros deram casa e comida para a personagem?
5)Observe: “Todo dia minha imaginação comia, comia, comia.” Que significa a repetição do verbo comer?
6)Justifique o uso do travessão duplo (― ―) em dois momentos. Qual seria a sua finalidade expressiva?
7)A autora utiliza duas palavras no diminutivo: casinha e devagarinho. Qual seria a diferença entre esses dois diminutivos e qual é o seu efeito de sentido no texto?
8) Dê um sinônimo para a palavra destacada em: “... uma criança juntar com outros, e ‘levantar’ a casa onde ela vai morar” e explique que tipo de mudança ocorre com essa substituição.
9)A personagem tem uma relação íntima com os livros. Como é a sua relação com os livros? Comente.
10) Você gostou do texto? Por quê?
Proposta de Produção Textual
Você vai ilustrar o texto. Imagine, inicialmente, a menina numa casa, cujas paredes são livros.
Depois, imagine a menina lendo os livros no seu quarto, viajando para o Mundo da Fantasia.