Gramática e Interpretação de Textos XIV
“ SER JOVEM”
(Fragmento)
Ser jovem é querer a festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível, o distante. É só pensar na morte de vez em quando. É não saber de nada e poder tudo. É estar sempre aprendendo inglês, é gostar de cor, xarope, gengibre e pastel de padaria. É não ter azia , é gostar de dormir e crer na mudança; é meter o dedo no bolo e lamber o glacê. É cantar fora do tom, mastigar depressa e engolir devagar a fala do avô, é ser o único capaz de compreender a tia. É curtir trem, alface fresquinha, cheiro de hortelã. É gostar até de talco.
Ser jovem é ter ódio de cachimbo, de bala jujuba, de manipulação, de ser usado. Ser jovem é ser capaz de compreender a tia, é continuar gostando de deitar na grama. É gostar de beijo, de pele, de olho. Ser jovem é não perder o hábito de se encabular. É querer ir a lua ou conhecer as Finlândias, Escócias e praias adivinhadas. É ir para se apresentado (- Já conhece Fulano?) morrendo de medo. Ser jovem também é sentir, é sofrer.
Ser jovem é andar confiante como quem salta, se possível, de mãos dadas com o ar. É ter coragem de nascer a cada dia. É recear as revelações e ir para casa com gosto do seu silêncio amargo ou agridoce, é ter a capacidade do perdão e andar com os olhos cheios de capim cheiroso. Ser jovem é lembrar pouco da infância por não precisar fazê-lo para suportar a vida. É misturar tudo isso com a idade que se tenha , trinta, quarenta, cinqüenta, sessenta, setenta ou dezenove.
Arthur da Távola
Questões sobre o texto
1) Segundo o narrador, ser jovem é não se deixar envolver completamente pelo cotidiano. Aponte trechos que comprovem essa afirmativa.
2)Em qual passagem percebemos que ser jovem é ser educado e respeitar os mais velhos?
3) Com que qualidades podemos descrever o jovem que é capaz de “nascer a cada dia”?
4)Transcreva o trecho em que fica claro o fato de que ser jovem é também ser tímido e assustado perante a vida.
5)Onde você prefere “curtir” seus “silêncios”?
6)Substitua o verbo destacado em “Ser jovem é ‘meter’ dedo no bolo e lamber o glacê” por outro de sentido semelhante. Houve alguma mudança com relação ao perfil contestador do jovem? Por quê?
7) De acordo com o texto, ser jovem é querer conhecer “Finlândias” e “Escócias”. Por que os nomes desses países estão no plural?
8) Retire do primeiro parágrafo um par de antônimos e explique o efeito que seu uso provoca no sentido da frase.
9)Qual seria a diferença entre ser jovem e estar jovem, levando em conta o final do texto?
10)Observe: “Ser jovem também é sentir, é sofrer.” Na sua opinião, que motivos levam o jovem a sofrer?
Proposta de produção textual
Em sua opinião, o que é ser jovem?...
Você vai fazer uma lista com dez tópicos, começando com “Ser jovem é...”.
Faça como o modelo:
• Ser jovem é ser ousado e empreendedor...