Gramática e Interpretação de Textos XI

Quem sou eu?

(Pedro Bandeira)

Eu às vezes não entendo!

As pessoas em um jeito

De falar de todo mundo

Que não deve ser direito.

Em cada lugar que eu vou,

Na escola, na rua também,

Ouço dizerem assim,

Quando se fala de alguém:

― Você conhece o Fulano,

Que chegou de uma viagem?

― O pai dele é muito rico,

Tem dois carros na garagem!

― E o Maneco lá do clube?

Pensa que é rico também?

Precisa ver que horrível

É o tênis que ele tem!

Aí eu fico pensando

Que isso não está bem.

As pessoas são quem são,

Ou são o que elas têm?

Eu queria que comigo

Fosse tudo diferente.

Se alguém pensasse em mim,

soubesse que eu sou gente.

falasse do que eu penso,

lembrasse do que eu falo,

pensasse no que eu faço

soubesse por que me calo!

Porque eu não sou o que visto.

Eu sou do jeito que estou!

Não sou também o que eu tenho.

Eu sou mesmo quem eu sou!

Qurestões sobre o texto

1- Observe o título do poema. Se lhe perguntassem quem você é, que resposta você daria?

2- 'Fofocar' é o ato de fazer comentários sobre a vida alheia. Retire do poema versos que sugerem esse comportamento das pessoas.

3- Há indícios de que o eu-lírico (a voz que fala no poema) é um adolescente. Comprove essa afirmativa.

4- Qual seria a diferença entre o “Fulano” e o “Maneco”, segundo os comentários das pessoas?

5- Aponte a qualidade negativa dada por essas pessoas ao tênis do “Maneco” e, a partir disso, imagine como seria esse par de tênis.

6- Retire da quarta estrofe alguns verbos que estejam indicando uma condição, uma hipótese.

7- Transforme a afirmativa seguinte do jovem em uma frase interrogativa:

“Porque eu não sou o que eu visto.”

Que mudança isso provoca em relação à postura do rapazinho, no poema?

8- Na sua opinião, “as pessoas são quem são ou são o que elas têm”? Explique.

Proposta de produção textual

Você vai criar uma lista de “compras” diferente, poética.

Em vez de comprar produtos, como roupas ou sapatos, você vai sugerir que as pessoas do poema, que criticaram o “Maneco”, adquiram bens morais, como amor e respeito.

Crie, portanto, uma lista com dez itens que devem ser adquiridos por essas pessoas que valorizam muito o “ter” e se esquecem do “ser”.

Kate Lúcia Portela
Enviado por Kate Lúcia Portela em 07/10/2012
Código do texto: T3921077
Classificação de conteúdo: seguro