A Vaca Pare Todo o Ano.Onde Está o Erro?

Sacconi (Gramática Em Tempo de Comunicação,pág.104,1976): " Todo, no singular e junto de artigo, significa inteiro,total: -Todo o edifício será pintado -O edifício inteiro será pintado....

Sem artigo, todo é tomado na acepção de cada um, qualquer: -Todo edifício será pintado -Cada um dos edifícios será pintado."

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA:".... CABE-NOS DIZER QUE ESSA DISTINÇÃO É GRATUITA E INFUNDADA...." (Gramática Metódica da Língua Portuguesa).

Busquem na história da língua, o USO do artigo depois de todo ERA facultativo, indiferente do sentido.

Dr.Napoleão (DQVs.,pág.315): ".... É DE USO, E NÃO DE GRAMÁTICA OU DE LÓGICA, NEM MENOS DE EUFONIA, O FAZER A PALAVRA SEGUIDA DE 'O', E DESDE JÁ PODEMOS AFIRMAR QUE SE NO PLURAL TODOS DIZEMOS 'todos os alunos', NÃO CABE JUSTIFICAÇÃO NENHUMA PARA A EXCLUSÃO DO ARTIGO DA EXPRESSÃO SINGULAR QUE SEMPRE TEVE O MESMO SENTIDO DA FORMA PLURAL: 'Nem todo o aluno veio preparado para o exame....."

E o dr.Napoleão,como sempre,elucida muito bem a questão em seu (DQVs) Dic.de Questões Vernáculas,1981,pág.315:" ... encontramos em Agostinho de Campos (Antologia Portuguesa,volume referente a Barros, pág.149): 'Ao contrário do que se tem dito, NÃO É SÓ NO SENTIDO DE QUALQUER que o adjetivo todo,toda,todos,todas aparece em Barros sem ser seguido de artigo.'

Na página 145 dessa Antologia vê-se 'toda Etiópia.'...."

-E como vamos ler e interpretar a expressão "toda Etiópia" - "qualquer Etiópia" ou " a Etiópia inteira"? ANTIGAMENTE ERA DE USO (FACULTATIVO) EMPREGAR OU NÃO O ARTIGO INDEPENDENTE DO SIGNIFICADO, conforme podemos confirmar em várias fontes.

Eduardo Carlos Pereira (Gramática Expositiva,1907.364 p. Exemplar número 0641): "....Posposto ao substantivo, todo é qualificativo, e significa inteiro, total, p.ex.: ' Todo homem é mortal."

Ai! É óbvio que Eduardo Carlos Pereira,Luiz Antônio Sacconi,Domingos Paschoal Cegalla,Evanildo Bechara e muitos outros escorregam na veia da gramática, da história e do uso, conforme podemos confirmar.

Dic.Morais, Ed.Conf. LDA. Lisboa,pág.2351: "Todo (ô) adj. O que não falta parte alguma do seu ser;...; inteiro, total, completo.// QUALQUER, seja qual for, cada: Todo o homem é mortal./....No português atual emprega-se sempre seguido do artigo o, a, os, as...."

O Caldas Aulete,5a edição brasileira, pág.3985,segue corretamente o Dic. de Morais: "Todo (ô),adj.inteiro,total,completo: (...) Todo o dia....// QUALQUER, SEJA QUAL FOR, CADA (E NESTE CASO PODE-SE USAR TANTO NO PLURAL COMO NO SINGULAR) TODO O (=QUALQUER) homem é mortal; TODO OS [=QUAISQUER] homens são mortais; TODA A (=QUALQUER) classe de crimes; TODAS AS (=QUAISQUER) classes de crimes...."

Said Ali: "... O adjetivo substantivado, tendo caracterizada esta função pela presença do artigo, NÃO PODE PERDER ESTE ARTIGO, quando se lhe antepõe a palavra todo, ainda que se tenha em mente a noção de 'qualquer'...." (Gramática Histórica da Língua Portuguesa. Obra vencedora do primeiro prêmio Francisco Alves de 1921 e 1927).

Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa): "Todo - Tudo.... Quando no singular está anteposto a substantivo ou adj. substantivado vale por 'cada', 'qualquer' ou 'inteiro', 'total', podendo vir ou não acompanhado do artigo.... Enquanto em Portugal não se faz a distinção formal entre 'cada', 'qualquer' e 'inteiro', 'total', usando-se quase sempre todo seguido de artigo ( Todo o homem é mortal), no Brasil, para o primeiro sentido, modernamente, dispensa-se o artigo (Todo homem é mortal) e para o segundo, o artigo é obrigatório (Toda a casa pegou fogo)...."

Brasil, DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA:".... CABE-NOS DIZER QUE ESSA DISTINÇÃO É GRATUITA E INFUNDADA...."

E entre muitos outros exemplos, o dr.Napoleão também nos oferece este, DQVs (Dic.de Questões Vernáculas), pág.43: "Faço a barba TODO O dia."

Ora, homens de ciência, "Faço a barba TODO O dia" não significa que faço a barba o dia "inteiro", não é mesmo?

"Faço a barba TODO O dia" equivale a dizer que faço a barba segunda,terça, quarta,quinta,sexta,sábado e domingo.

DOUTOR NAPOLEÃO MENDES DE ALMEIDA: "... 'Eu trabalho todo o dia (=cada dia, todos os dias)."

E assim, desde 2008, faço a barba TODO O ano = ..., faço (fiz) a barba em 2009,2010,2011.... (=cada ano, todos os anos).

Maria nasceu em 1980, ela faz(fez) aniversário TODO O ano. Isso não significa que Maria faz(fez) aniversário durante os 365 dias do ano.Maria faz aniversário TODO O ano,ou seja,ela fez aniversário (CADA ANO, TODOS OS ANOS): 1981,1982,1983 etc.

Dr.Napoleão (Dic.de Questões Vernáculas,1981): "TODO PODE OU NÃO SIGNIFICAR INTEIRO, MAS DEVE VIR SEGUIDO DO ARTIGO; se o plural todos hoje sempre vem acompanhado do artigo (todos os homens, todas as partes), NADA MAIS SIMPLES QUE PROCEDER IGUALMENTE COM O SINGULAR, SEM NECESSIDADE DE INVENTAR DIFERENCIAÇÕES DE SENTIDO..... (DQVs.,pág.315,1981 -Dr.Napoleão)....Nem TODO O aluno veio preparado para o exame....Digamos: TODA A correspondência, com TODO O gosto, TODA A cantora, em TODA A parte, em TODO O caso, para TODO O sempre.....TODO pode ou não significar inteiro, mas deve vir seguido do artigo;...."

- A vaca PARE TODO O ano. (Dr.Napoleão: "....TODO PODE OU NÃO SIGNIFICAR INTEIRO, MAS DEVE VIR SEGUIDO DO ARTIGO....") Onde está o erro? Em Dificuldades da Língua,pág.121, assim também nos escreve Said Ali:

"....Se da presença ou eclipse da palavrinha o dependesse o sentido do vocábulo todo, bem poderia desfazer certas dúvidas uma célebre receita: Ajuntai o artigo, e todo equivalerá a 'inteiro'; retirai-o, e será o mesmo que 'qualquer', 'cada'.Nada mais engenhoso, mais claro e mais simples do que essa fórmula; PORÉM NADA MAIS FALSO...."

Julio Ribeiro (Gramática portuguesa. 5ª edição revista por João Vieira de Almeida. São Paulo: Miguel Melillo, 1899. 364 p.): " ... 11) Parir. Indicativo presente - Pairo, pares, PARE; parimos, paris, parem."

Dic.Caldas,5a ed.,pág.2983: "Parir,v.tr. dar à luz ou expelir do útero(falando de fêmea....):Muitas ovelhas tenho, e o mais delas PAREM....// (Flex.) Irreg.na primeira pessoa do sing. do pres. do indic.: pairo, pairas, paira etc. [Em geral, só se usa nas pessoas em que a vogal i se segue ao r da raiz.)...." (Consulte também o Michaelis e outros).

Dic.Melhoramentos,5a ed.,pág.212(Idem Michaelis on): "parir

(lat parere) vtd e vint 1 Dar à luz, expelir do útero (falando-se de fêmea vivípara, inclusive a mulher, em relação ao ser que conceber); desemprenhar, desprenhar: "Nem bem seis meses passaram e a Mãe do Mato pariu um filho encarnado" (Mário de Andrade). "O seu touro gera, e não falha; PARE a sua vaca, e não aborta" (Livro de Jó, 21,10 - tradução de J. F. de Almeida). vtd 2 Arremessar, expelir: Flechas e pedras paria a catapulta. vtd 3 Causar, produzir: Muitos males PARE o ócio. Conjugação: a 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo é pairo. Subjuntivo: paira, pairas etc. Em geral só se conjuga nas pessoas em que se segue i ao r da raiz."

Dr.Napoleão (Dic.de Questões Vernáculas,p.226,1981): " Parir -A irregularidade deste verbo está APENAS na primeira pessoa do singular do indicativo presente, que é pairo, e no subjuntivo presente:paira, pairas,paira,pairamos,pairais,pairam. NO MAIS É REGULAR, notando-se que USUALMENTE só aparece conjugado nas formas em que ao r se segue i."

Velho Testamento: "O seu touro gera, e não falha; PARE a sua vaca, e não aborta" ( Jó,21:10). (Consulte o Michaelis on,o Michaelis 2000,o Melhoramentos etc:"vtd 3 Causar, produzir: Muitos males PARE o ócio." ) Onde está o erro? -A vaca PARE TODO O ano (Não há erro algum).

Dr.Napoleão (Gramática Metódica,pág.192,1986): "-TODO: Era norma entre os escritores antigos suprimir o artigo depois do indefinido todo, quer viesse no singular, quer no plural:Todo homem, todos homens, toda parte ..., todas partes....

Entre escritores e professores de hoje, há quem ensine que todo tem a significação de cada ou, ainda, de todos, quando, no singular,vem desacompanhado do artigo e que, acompanhado do artigo, esse indefinido passa a significar inteiro, e, assim, fazem distinção entre 'todo homem' (=cada homem, todos os homens) e todo o homem (=homem inteiro).CABE-NOS DIZER QUE ESSA DISTINÇÃO É GRATUITA E INFUNDADA; todo tem, de fato, a significação especial de inteiro, mas quando vem depois do substantivo (e neste caso, é adjetivo): 'Eu trabalho todo o dia (=cada dia, todos os dias) e o dia todo' (= o dia inteiro).VINDO ANTES DO SUBSTANTIVO, TODO PODE OU NÃO SIGNIFICAR INTEIRO, MAS DEVE VIR SEMPRE SEGUIDO DO ARTIGO....."

Lisboa - "Se quer ainda uma boa gramática, se não a melhor, recomendamos a do professor brasileiro Napoleão Mendes de Almeida, GRAMÁTICA METÓDICA DA LÍNGUA PORTUGUESA" (F.V.P. da Fonseca, Boletim Mensal da Sociedade de Língua Portuguesa).

Américo Paz
Enviado por Américo Paz em 07/10/2012
Reeditado em 20/10/2012
Código do texto: T3920890
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.