"EXPLÍCITA OU IMPLICITAMENTE"

Num de meus singelos e pouco rigorosos textos sobre Gramática e Ortografia, recebi hoje o comentário de um leitor de nome Renato (não autenticado), que, numa mensagem clara e bem escrita, propôs-me a seguinte questão:

Palavras dele:

"Uma pergunta relacionada: quando escrevo a expressão "explícita ou implicitamente", devo manter ou retirar o acento em "explícita"? Qual a regra: pensar em "explícita" como uma palavra por si só, e neste caso acentuo, ou como uma parte de "explicitamente", e neste caso não acentuo?"

Realmente, fiquei perdido, não sei como responder. Nada encontrei nos livros de gramática consultados. Por mim, se fosse responder, eu diria que as duas formas estão corretas. Pensando na palavra como sendo adjetivo, seria com acento; como advérbio, seria sem acento. Mas não tenho profundo conhecimento nesse assunto e não posso ficar aqui criando regras.

Portanto, a única solução é esperar o parecer dos bons gramáticos que frequentam as páginas do Recanto. Certamente eles saberão esclarecer a questão. Estou mesmo curioso - e acredito que nosso amigo Renato também - para ver esse assunto abordado pelos verdadeiros mestres.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 26/09/2012
Código do texto: T3903103
Classificação de conteúdo: seguro